Mariza Sabino

Conhecido por ter uma “vida própria”, o setor é um dos mais tradicionais e valorizados da capital. Mesmo com pouco espaço para receber novos empreendimentos, o bairro segue entre os mais disputados da capital para moradia

Rede de comércio e serviços diversificada e consolidada, as melhores escolas da cidade, restaurantes, presença de um dos mais famosos cartões postais de Goiânia, o Parque Vaca Brava e a possibilidade de poder fazer quase tudo a pé. Assim é o charmoso e disputado Setor Bueno, um dos bairros queridinhos da capital.

Conhecido por ter uma “vida própria”, o setor é um dos mais tradicionais e valorizados da capital. Localizado na Região Centro-sul, o Bueno tem mais de 38 mil habitantes, segundo dados IBGE, sendo o segundo mais populoso de Goiânia. Mesmo possuindo um dos m² mais caros da cidade, ainda sim a região é uma das mais disputadas e campeã de lançamentos. Para se ter ideia, entre dezembro de 2017 e outubro de 2018 foram 550 novas unidades lançadas, entre residenciais e comerciais, segundo Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO).

A história do bairro caminha junto com a construção da capital, em 1933. O Bueno recebeu este nome em homenagem aos irmãos Abelardo e Jerônymo Coimbra Bueno, engenheiros que ajudaram a subsidiar a construção da capital. A partir de 1960, com Brasília e a nova capital da República sendo inaugurada, Goiânia também foi impactada com a mudança e passou a receber moradores de várias outras cidades brasileiras, que vinham em busca de emprego e melhoria de vida, e o emergente Setor Bueno era o destino de muitas dessas famílias que vinham de fora. Hoje o setor é o segundo mais procurado para moradia, ficando atrás somente do setor Marista. 

Com a revisão do projeto do Plano Diretor de Goiânia, o bairro deverá ser ainda mais valorizado, devido à desaceleração imobiliária que acometerá a região, é o que explica Rafael Carrijo, especialista imobiliário e sócio-diretor da URBS Imobiliário, um dos maiores grupos imobiliários de Goiás. “A oferta de imóveis novos será escassa, o que tende a valorizar o que está construído ou em obras”, esclarece o executivo.  

Além de um especialista no setor Bueno sob o ponto de vista profissional, Carrijo é também morador do bairro há 25 anos e diz entender bem porque o setor é considerado um “queridinho” da capital. “O Bueno mescla a tranquilidade com o burburinho dos melhores restaurantes da cidade. Para mim é um setor completo. Tem tudo que necessito e não preciso me deslocar longas distâncias para ir no mercado ou farmácia por exemplo”, conta Carrijo. 

Mas afinal, o que de tão bom tem o Bueno para ser tão procurado por quem não mora no setor e tão amado por quem já vive lá há anos? Bom, os motivos são muitos com certeza, mas resolvemos listar dez que podem fazer  com que você entenda porque esse é o bairro queridinho de Goiânia, confira:

EscolasO setor Bueno é também conhecido por abrigar os mais requisitados estabelecimentos escolares da cidade, desde à pré-escola ao ensino médio. Entre os renomadas escolas sediada no bairro estão o Colégio Interamérica, Colégio Ipê, WR, Colégio Arena e a unidade educacional do Sesc Goiás. Além da educação básica, o bairro sedia também faculdades e institutos de especialização, como o IPOG e a Faculdade Anhanguera. O bairro também abriga as mais famosas franquias de escolas de idiomas como a CEI Flora, renomado na região e uma comodidade para estudantes que vivem na região. 

Saúde

A região do Bueno também abriga um grande polo de estabelecimentos médicos nas mais variadas especialidades. São clínicas, consultórios, laboratórios e famosos hospitais da capital como a maternidade Amparo, Hospital Unique, Hospital Neurológico e Hospital Ortopédico. A Região também abriga a sede administrativa e o centro de diagnóstico do maior plano de saúde privado em operação no Estado, a Unimed Goiânia. 

Roteiros gastronômicos

O bairro também possui um diversificado roteiro gastronômico com opções que vão desde um petisco saboroso a sofisticados pratos internacionais. Podemos destacar o Ópera Café, uma cafeteria bistrô; o Tainá-kan, bar com petiscos deliciosos entre carne de sol na chapa com mandioca e muçarela, panelinha de linguiça e frango a passarinho. Outra opção é o tradicional restaurante Cateretê, eleito oito vezes pela revista Veja como a melhor carne de Goiânia.

Salões de beleza badalados

O Bueno abriga os mais badalados salões de beleza de Goiânia como Le Salon, Le Touche e Studio Liss Beauty, aberto tanto ao público feminino quanto masculino e comandado por prestigiados profissionais de estética e beleza. O bairro também abriga várias clínicas estéticas com as mais modernas técnicas para tratamento capilar, de pele e combate de gordura localizada.

AcademiasAlém dos espaços de lazer, como o Parque Vaca Brava, o Setor Bueno também conta com as mais modernas academias de ginásticas que oferecem uma infinidade de modalidades de atividades físicas e treinamentos esportivos, muitas delas com funcionamento 24 horas. O destaque vai para as bandeira Blue Fit, Athletics, BodyTech, Smart Fit, Academia Brava Mall e outras. O bairro também abriga o centro de lazer o Clube Oásis, que dentre muita modalidades oferece aulas de tênis.


Diversão

Aos amantes da vida noturna, o bairro têm opções de clubs com shows de músicas intimistas, com pista de dança e festas temáticas como o Bolshoi Pub, casa noturna que oferece um leque de atrações para todos os gostos e shows com grande nomes artísticos. Outra opção é o Moby Dick que possui decoração inspirada no estilo dos pubs britânicos, oferecendo aos frequentadores cervejas e drinks especiais, além de petiscos variados. A música é ao vivo com estilos como jazz, blues, rock e MPB.

Bolshoi Pub

Endereço: R. T-53, 1140 – St. Bueno
Horário: Quarta e quinta de 20h às 2h. Sexta e sábado de 21h às 4h

Entrada: Antecipados no Frans Café ou na bilheteria do pub. Valor a consultar de acordo com programação

Moby Dick

Endereço: Avenida Mutirão, 1932 – dentro da galeria Casablanca Esquina C, Av. T-8 – St. Bueno

Horário: Quarta e sexta, de 17h30 às 1h e sexta e sábado de 17h30 às 4h

Entrada: Informações 62 99204-6681

Parque Vaca Brava

Ocupando uma área de  79.800 metros quadrados, o Parque Vaca Brava é um dos menores da cidade, mas ao  mesmo tempo é um dos mais conhecidos e prestigiados. Charmoso, o local é um dos points prediletos dos goianienses para a prática de exercícios físicos e para aquela tranquila conversa. Parquinho para crianças, pista de cooper, estações de ginástica, bosque e um lago compõe o belo conjunto paisagístico do local, que é famoso pelas tradicionais comemorações de estudantes que acabam de ingressar na universidade. Enormes chafarizes no centro do lago e uma iluminação especial dão ao parque um toque especial à noite. 

  • Endereço: Av. T-10 e T-3, Setor Bueno
  • Horário de funcionamento: 24 horas

Goiânia Shopping

Vizinho ao Parque Vaca Brava, o Goiânia Shopping foi inaugurado no dia 24 de outubro de 1995, na mesma data do aniversário da capital do Estado. O centro de compras é um dos mais tradicionais da cidade e abriga, além das mais famosas lojas de departamento do País (C&A, Renner, Riachuelo e Americanas), estabelecimentos de famosas marcas internacionais como Colcci, Brooksfild e Lacoste. Possui ainda, seis salas de cinema, ampla praça de alimentação e uma completa galeria com uma enorme variedades de serviços como salão de beleza, casa de câmbio, relojoaria e joalheria, casa lotérica, academia, agência de viagens, pet shop, serviços automotivos, farmácia, serviços de costura e muito mais.

  • Endereço: Av. T-10, 1300 – St. Bueno
  • Informações: 3237-0514
  • Horário: Seg a sáb: 10h às 22h / Dom e Feriados 14h às 20h – Restaurantes: 10h às 22h30

Praça do Ipê

Charmosa, a Praça do Ipê é uma ótima opção para um programa em família, bater aquele bom papo no banco com os amigos ou até mesmo para fazer um piquenique. Com duas lanchonetes eu seu perímetro, a área de lazer é frequentada tanto pelos mais velhos, quanto os mais jovens, que procuram sempre o espaço para comer um bom hambúrger aos finais de semana no fim do dia.

  • Endereço: R. T-29 (Av. T-1), Setor Bueno
  • Horário de funcionamento: 24 horas

Shopping Buena Vista

Localizado em área nobre do Setor Bueno, um dos maiores bairros de Goiânia, possui grande influência comercial na região onde se encontram algumas das mais importantes avenidas da cidade, a T-63. O Shopping Buena Vista possui fácil acessibilidade e variedade de comércio e serviços, são 70 lojas distribuídas entre os três pavimentos. Possui academia, salão de beleza para adultos e crianças, serviço de atendimento ao cidadão, Vapt Vupt, casa de câmbio, revistaria, lotérica, agência do Sicoob e praça de alimentação. 

  • Endereço: Av. T-4 – Setor Bueno
  • Horário de funcionamento: 9h às 21h