1ª MOSTRA DE TALENTOS + QUE ESPECIAIS

Além de palestras e mesas redondas com profissionais de saúde e educação, evento terá primeira exposição em Goiás de produções artísticas de crianças, jovens e adultos com transtorno do espectro do autismo, síndrome de Down e deficiência intelectual

Obra de Vitor Hugo Barbosa Castro_RED
Obra de Vitor Hugo Barbosa Castro

 A Associação Espaço Vida, instituição sem fins lucrativos que atende de crianças, jovens e adultos com transtorno do espectro do autismo, síndrome de Down e deficiência intelectual, realiza entre os dias 2 e 5 de junho a 1ª Mostra de Talentos + que Especiais. O evento, que acontece no Centro Cultural Oscar Niemeyer, contemplará exposição, apresentações artísticas, mesas redondas e palestras com profissionais da área de educação e saúde, debatendo sobre o desenvolvimento humano, arte e inclusão.

Durante os quatro dias, as palestras e mesas redondas pretendem agregar informação e compartilhar experiências entre profissionais da área da saúde e educação, pais, parentes, amigos e cuidadores. Destaque para a primeira palestra, no dia 2, Ser Arte: um olhar transpsicomotor, com o doutor em Ciências e Saúde da Criança – IFF/FIOCRUZ-MS e psicomotrista clínico, Eduardo Costa; no dia 3, a palestra Arte Terapia: um olhar amoroso para o ser criativo, ministrada pelasarteterapeutas Ivana Veiga e Jaqueline Comazzi, parceiras do evento e integrantes da última mesa redonda, no dia 5, ao lados das psicólogas Andréa Barini Stefani Ferreira e Maria Paula Miranda Chain, e com a educadora transdisciplinar e coordenadora da Associação Espaço Vida, Karla Ismaragda Franco Lage.

Constituída por diversas obras, entre pinturas, esculturas e objetos confeccionados pelos educandos da associação, a exposição tem como tema Arte: ferramenta de Inclusão e é a primeira realizada no Estado de Goiás, reunindo produções artísticas que estarão à venda arrecadando fundos para a instituição. Todos os dias haverá apresentações artísticas dos educandos participantes dos grupos de teatro e dança da Associação Espaço Vida. O principal objetivo do evento é dar visibilidade à arte como ferramenta de inclusão, construindo caminhos para a socialização, através das manifestações artísticas, como as artes plásticas e visuais, a música, o teatro e a dança, explica a educadora e coordenadora Karla.

Trabalhando com a abordagem transdisciplinar/transpsicomotora com base no pensamento complexo de Morin (antropólogo, sociólogo e filósofo), a Associação Espaço Vida promove a arte como forma de expressão, aprendizagem, desenvolvimento e socialização no cotidiano dos educandos. “A Arte é livre, expressiva, organizadora, potencializando vínculos afetivos, autoconhecimento, auxiliando o desenvolvimento cognitivo e nos mostrando que ‘nossa maior ilusão é a de que temos limitações’ (Robert Monroe). Na arte qualquer pessoa pode se expressar, não havendo distinção, nem tampouco qualquer tipo de preconceito” ressalta Karla.

Além da parceria com as arteterapeutas Jaqueline Comazzi e Ivana Veiga, o projeto da 1ª Mostra de Talentos mais que Especiais conta com o apoio do fotógrafo Waldonir Pereira Domingos Júnior, do Museu Oscar Niemeyer e do Instituto Maurício de Sousa, que cedeu o uso de imagem da Turma da Mônica, que estampará camisetas à venda no evento. No último dia da mostra serão leiloadas uma tela de 2×2 metros pintada pelos artistas do projeto (educandos) e uma tela de 2×1 metros do artista plástico goiano G. Fogaça, que doou a obra para o evento.

Toda a renda arrecadada com as camisetas e o leilão das obras será revertida para a Associação Espaço Vida. “Para nós é um presente ter a oportunidade de, neste evento, abrir a possibilidade de conscientizar e promover reflexões e ações sobre o benefício da arte no desenvolvimento do ser e sua inclusão na sociedade”, avalia a coordenadora Karla sobre a realização da 1ª Mostra.

Sobre a Associação Espaço Vida

A Associação Espaço Vida é uma instituição sem fins lucrativos que atende crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e/ ou física, com transtorno do espectro do autismo e síndrome de Down. Desenvolve desde 2014 um trabalho com o objetivo oferecer uma proposta transdisciplinar inclusiva baseada nos princípios de respeito às diferenças e no direito de todo indivíduo de possuir qualidade de vida. A instituição oferece atividades desde a infância até a idade adulta, com os projetos Espaço de Transição, Projeto Apreender e Projetos de profissionalização. (Kasane)

Serviço:

1ª Mostra de Talentos + que Especiais

Data: de 2 a 5 de junho

Horário: 9h às 18h

Local: Museu de Arte Contemporânea de Goiás – Centro Cultural Oscar Niemeyer

Entrada gratuita para a exposição.

Palestras e mesas redondas – inscrições antecipadas pelo telefone (062) 8173-6783. Certificado ao término da mostra.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS