(divulgação)

O setor de estética tem crescido através dos anos. Além, da diversidade de protocolos de massoterapia criados para atender as demandas da clientela ávida pelo corpo perfeito, diversos aparelhos para auxiliar nos tratamentos estéticos também tem surgido.

Segundo a empresária, professora e presidente do Sindicato das Esteticistas de Goiás – SEG, Nídia Saldanha, muitas clientes procuram seu centro de estética com a intenção de melhorar a aparência de seu corpo através de protocolos que não invasivos, seguros e com preços acessíveis.

Pensando nessa realidade, ela desenvolveu o BodyTens, um aparelho que melhora o tônus muscular e diminui a flacidez da pele, de forma segura. Para falar deste aparelho e suas múltiplas funções, que vão além da estética, conversamos com Nidia Saldanha. Confira!

Eu percebia que muitos clientes buscavam protocolos com aparelhos que pudessem melhorar os resultados proporcionados pela massoterapia. Algo que não fosse invasivo, fosse seguro e com preço acessível. Após inúmeras pesquisas no mercado estético, e também estudos, cheguei ao primeiro protótipo de aparelho que deu origem ao BodyTens.

Patricia Finotti – O que é o BodyTens? Como você criou este aparelho?
Nidia Saldanha – O BodyTens é um aparelho que trabalha o estímulo elétrico, e é usado para produzir uma contração muscular no local em que é aplicado, o que pode proporcionar melhora no tônus muscular e na flacidez da pele. Ainda, estimular a circulação sanguínea e linfática, melhorando a oxigenação celular.
Eu percebia que muitos clientes buscavam protocolos com aparelhos que pudessem melhorar os resultados proporcionados pela massoterapia. Algo que não fosse invasivo, fosse seguro e com preço acessível. Após inúmeras pesquisas no mercado estético, e também estudos, cheguei ao primeiro protótipo de aparelho que deu origem ao BodyTens.
Enquanto muitos tratamentos estéticos agem na pele e na gordura, o BodyTens dispara estímulos que fazem os músculos contraírem, deixando os mais tonificados e, ainda com a pele mais firme. É como se os músculos estivessem sendo exercitados, mas pela máquina, e não pelo paciente de maneira ativa.

P.F. – Qual a sua indicação e quais são os benefícios de tratamento com ele?
N.S. – Através do BodyTens há melhora em relação a celulite, e diminuição de rugas da face e no pescoço. O tratamento com o aparelho ajuda na recuperação do tônus muscular, no pós-parto e pós-emagrecimento, bem como, na pré e pós-lipoaspiração.
Como os músculo ficam mais tonificados, a pele fica mais firme e o corpo mais modelado. O paciente aparenta ser mais esbelto e jovem.
Já no rosto, através da estimulação de colágeno, resulta na maior firmeza à pele e evita a flacidez, trazendo rejuvenescimento.
O BodyTens também pode ser usado com finalidade terapêutica.

O BodyTens também pode ser usado com finalidade terapêutica.

P.F. – Você diz que além da indicação para fins estéticos, é possível utilizar este tratamento também para tratamentos terapêuticos, como?
N.S. – Mesmo ainda, não tendo estudos científicos, já tivemos casos aqui na clínica de pacientes em que houve redução de dor muscular; melhora na dificuldade de deglutição e também na de incontinência urinária. Ainda, alivio de dores crônicas, melhora na postura alinhando a coluna e uma maior recuperação de pacientes acamados.
O BodyTens também traz bons resultados para atletas e praticantes de atividades físicas. Após práticas de esportes, ele auxilia para que os músculos se restabeleçam, a circulação melhore e haja um relaxamento após a sobrecarga de um treinamento.

P.F. – Como ele é utilizado no corpo do paciente? Em quais áreas ele é posicionado?
N.S. – A técnica consiste em uma corrente de média frequência alternada de 100 Hz, aplicada como uma série de disparos separados, com o objetivo de produzir a potencialização muscular intensa, reduzindo ao máximo a percepção sensitiva do paciente. A corrente só pode ser aplicada entre 10 até 20 minutos. É despolarizada e, portanto, não apresenta riscos de choques. Só há o risco de maior dor com o tratamento, conforme se aumenta a intensidade da corrente.
Essa corrente é aplicada usando-se placas de silicone, com um gel condutor entre a pele e o eletrodo, que são acoplados por cintas de elástico sobre o músculo que será estimulado.
O aparelho irá promover um estímulo semelhante ao que o cérebro envia para os músculos, o que gera uma contração involuntária do músculo. Mas, para que possa tirar melhor proveito desse equipamento, sempre que este estímulo elétrico acontecer, é interessante o paciente também contrair o músculo ao mesmo tempo.

O BodyTens também traz bons resultados para atletas e praticantes de atividades físicas. Após práticas de esportes, ele auxilia para que os músculos se restabeleçam, a circulação melhore e haja um relaxamento após a sobrecarga de um treinamento.

Mas, para que possa tirar melhor proveito desse equipamento, sempre que este estímulo elétrico acontecer, é interessante o paciente também contrair o músculo ao mesmo tempo.

P.F. – Quais profissionais podem trabalhar com o BodyTens?
N.S. – Profissionais habilitados e que tenham passado por um treinamento. Médicos dermatologistas, fisioterapeutas e esteticistas com treinamento adequado.

P.F. – Em quanto tempo se nota resultados? Qual a quantidade mínima de sessões a serem realizadas? E qual o valor?
N.S. – O número ideal de sessões a se fazer depende muito da situação muscular de cada pessoa. Casos de pacientes muito flácidos ou em caso de atrofia muscular, há a necessidade de um número maior de sessões, que podem ser realizadas diariamente, com a duração de, aproximadamente, 10 e 20 minutos. Mais do que isso pode ocasionar fadiga muscular. A manutenção após essas sessões depende de cada um.
Já os resultados começam a serem vistos a partir da primeira sessão com BodyTens. Para resultados mais rápidos, o ideal é aliar a prática de exercícios com a alimentação saudável.
Sobre o custo, isso depende de cada protocolo realizado pelo paciente.

P.F. – Quais são as contraindicações de seu uso? E ele oferece algum risco ou dor?
N.S. – O uso das correntes elétricas para estimulação muscular deve ser evitado em pessoas com cardiopatias congestivas e insuficiência cardíaca, portadores de marca-passo, indivíduos com patologias circulatórias como embolias, varizes, flebites e tromboflebites. Ainda, pessoas com pressão alta ou baixa, processos infecciosos e inflamatórios, febre, neoplasia, doenças renais crônicas, patologias pulmonares (como enfisema), tumores na pele, doenças de pele extensas, fragilidade de vasinhos capilares, algumas doenças reumatológicas, implantes metálicos, lesões musculares tendinosas e ligamentares que impeçam a contração muscular fisiológica. O tratamento também é contraindicado na gravidez.
Durante a sessão, o que são esperadas são as sensações de formigamento e contração muscular. Não ouvimos nenhuma queixa relativa a dor ou choque. Aliás, a maioria dos clientes disse que o desconforto durante o tratamento é mínimo e que sentem mais confortáveis com o uso do BodyTens, que com outros aparelhos.
Como a corrente utilizada é despolarizada, não apresenta riscos de choques. Sempre é importante lembrar que esse tratamento deve ser realizado por profissional que tenha passado por treinamento para seu uso.

a maioria dos clientes disse que o desconforto durante o tratamento é mínimo e que sentem mais confortáveis com o uso do BodyTens, que com outros aparelhos.

P.F. – Como o tratamento estético aliado ao BodyTens pode auxiliar no emagrecimento?
N. S. – A eletroestimulação vem sendo usado na estética para melhorar a aparência da barriga, pernas e glúteos. No entanto, ela não é tão eficaz quanto a prática de exercícios físicos, uma vez que as contrações realizadas pelo equipamento não são exatamente iguais as que o corpo consegue fazer. Portanto, o uso do equipamento nunca deverá substituir a prática de atividades físicas. E sim, auxiliar a melhorar resultados.
Ainda sim, ele pode sim, auxiliar no emagrecimento, através do modo que promove a quebra de gordura.

o uso do equipamento nunca deverá substituir a prática de atividades físicas. E sim, auxiliar a melhorar resultados.

Centro de Estética Nidia Saldanha  – Em Goiânia desde 2002, é um centro de excelência na realização de tratamentos estéticos faciais e corporais, por meio de uma equipe capacitada e atenta às inovações do mercado. O local também realiza cursos de capacitação, atualização e treinamentos para profissionais da área.

O centro especializado em tratamentos na área de estética e saúde recebeu, o Selo de Referência Nacional 2016, reconhecimento promovido pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC). Já em março de 2016, Nídia Saldanha foi indicada ao prêmio Mulheres Mais Admiradas de Goiás 2016, obtendo o primeiro lugar na categoria Estética. Foi laureada novamente no mesmo prêmio no ano de 2017.

Ainda integram o complexo de estética, o Leonela Hair Design (salão de beleza que oferece atendimento personalizado aos seus clientes, voltados para o design de cabelos, manicure e pedicure), RM Design e o Armazém DazAmigas (multimarcas de roupas e acessórios).

O Centro de Estética Nidia Saldanha fica na Rua 225, 236 – St. Leste Universitário. (62 98438-2414)