Evento ocorre nos dias 13, 14 e 15/6, a partir das 9h, em São Paulo; Inscrições vão até 6/6, no site www.encontropaulistademuseus.org.br

Com objetivo de promover um intercâmbio cultural, o 8°Encontro Paulista de Museus (EPM), que acontece de 13 a 15 de junho (segunda a quarta-feira), em São Paulo, contará com importantes nomes internacionais. A programação é uma realização do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), instituições ligadas à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com a parceria do British Council e do SESC-SP.

Entre os convidados estão Edmon Castell, criador do Sistema de Museus e Patrimônio da Universidade Nacional da Colômbia e professor do curso de Museologia na mesma universidade, John Orna-Ornstein, diretor da área de museus do Arts Council England, Mathieu Viau-Courville e do Museu das Civilizações do Quebéc (Canadá), e Sharon Heal, diretora da Museums Association.

A programação celebra o 30º aniversário do Sistema Estadual de Museus, que segue articulando as políticas públicas do Estado de São Paulo para o segmento. Neste ano, o tema do evento será “Redes e Sistemas de Museus: Ações Colaborativas”. O cronograma de atividades completo está disponível no site:www.encontropaulistademuseus.org.br.

Com abertura a ser realizada na Sala São Paulo e ocupando posteriormente vários espaços da região, como o Auditório da Secretaria da Cultura do Estado, além do Sesc Bom Retiro, da Pinacoteca do Estado, da Estação Pinacoteca e da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp), as inscrições ocorrem até 6 de junho. Entretanto, ainda poderão ser feitas no evento mediante  existência de vagas. O primeiro dia do evento terá transmissão online  pelo Fórum Permanente de Museus (www.forumpermanente.org), no dia 13 de junho.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras. (Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa)

Serviço:
8° Encontro Paulista de Museus
Datas:
de 13 a 15/6/2016
Horário: 1° Dia – Das 9h às 18h; 2° Dia – Das 9h às 17; 3° Dia – Das 9h às 13h30
Local: Sala São Paulo e no Auditório da Secretaria da Cultura do Estado, no Centro Cultural Júlio Prestes (Rua Mauá, n° 51, na Luz – São Paulo/SP) e SESC do Bom Retiro (Alameda Nothmann, n° 185, no Bom Retiro – São Paulo/SP)
Informações: (11) 3339-8111
Inscrições: www.encontropaulistademuseus.org.br
Adesão:
gratuita