Silvia Balady / Simone Blanes

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, abre as inscrições e convida o publico a participar do concurso cultural “A Mais Linda Roupa para Nossa Senhora”, uma ação complementar à exposição “Imagens de Roca e de Vestir“, com curadoria de Beatriz Cruz e João Rossi .

Nessa ação cultural, o Concurso com regulamento próprio ( Regulamento ) quer estimular a inventividade de criativos, profissionais ou não, a pensar nos processos necessários para transformar uma imagem de vestir, dependendo das vestimentas, complementos e assessórios que vierem a compô-la, em uma representação de Nossa Senhora, inspirada em sua iconografia e nas características e cânones das indumentárias.

Imagem de roca é o nome que se dá a imagens, prioritariamente sacras, conduzidas em procissão e vestidas com trajes de tecido. Diferente das peças que existiam nas Igrejas e para aliviar o peso, as imagens eram entalhadas apenas parcialmente, com acabamento só nas partes que deveriam ser vistas pelo público, como as mãos, cabeça e pés, e o restante do corpo consistia em uma simples estrutura de ripas ou armação oca coberta pela roupa de tecido. No Brasil, esse genero tornou-se importante durante o período barroco, especialmente no século XVIII, até meados do século XIX.

(….)A tradição de vestir imagens, no catolicismo, é muito antiga no continente europeu. Conhecidas como santos de roca ou de vestir, essas imagens eram confeccionadas predominante em madeira e possuíam acabamento apenas no rosto, mãos e pés. O restante do corpo (braços, tronco e pernas) possuía talha e pintura simplificada, pois deveria ser recoberto com tecidos e outros adornos. As imagens de roca são obras complexas que agregam escultura, artigos têxteis, ourivesaria e joalheria, cuja leitura só se completa com a presença de todos esses elementos (PEREIRA, 2014).

A proposta vencedora será confeccionada por profissionais contratados pelo MAS/SP e participara do período final da exposição em cartaz nas dependências do museu – Imagens de Roca e de Vestir“. Após esse período, seguirá em exposição por 15 dias na estação Tiradentes do Metrô, em local próximo à Sala MAS/Metrô Tiradentes .

A réplica da imagem de vestir também estará disponível na estação do Metrô Tiradentes, ao lado do espaço expositivo do Museu Arte Sacra – Sala MAS/Metrô Tiradentes, para que o(s)/a(s) participante(s) possa consultá-la pessoalmente.

Serviço:

Concurso: “A Mais Linda Roupa para Nossa Senhora

Período de Inscrição: até 08 de março de 2021 (mas@museuartesacra.org.br)

Resultados divulgados em 16 de março de 2021

Período de exposição da peça vencedora: de 23 a 28 de março de 2021.

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo || MAS/SP

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)

Horários: De terça-feira a domingo, das 10 às 17h (entrada permitida até as 16hs)

Ingresso: R﹩ 6,00 (Inteira) | R﹩ 3,00 (meia entrada nacional para estudantes, professores da rede privada e I.D. Jovem – mediante comprovação) | Grátis aos sábados

Isenções: crianças de até 7 anos, adultos a partir de 60, professores da rede pública, pessoas com deficiência, membros do ICOM, policiais e militares – mediante comprovação

INGRESSOS DEVEM SER ADQUIRIDOS ATRAVÉS DO SITE DO MUSEU – link para ingressos