São 20 vagas com ênfase em Ciência de Dados: Agricultura, Saúde e Infraestrutura

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas, até o dia 19 de maio, para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI). A iniciativa está ligada ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.

Neste ano, são oferecidas 20 vagas na ênfase em Ciência de Dados: Agricultura, Saúde e Infraestrutura. O público-alvo são profissionais que atuam, atuaram ou tenham vínculo com instituições ligadas aos setores da ênfase. “Pretendemos atrair profissionais que queiram melhorar sua qualificação e que tragam problemas (projetos) relacionados aos setores agrícola, à área da saúde e de infraestrutura, para que, no decorrer do curso de mestrado, possamos auxiliá-los na solução de tais problemas, encontrando alternativas que viabilizem possíveis soluções”, comentou o coordenador do MECAI, Luis Gustavo Nonato, professor do ICMC e pesquisador do CeMEAI.

O processo seletivo será realizado em uma única etapa e a divulgação do resultado final, com convocados para a matrícula e lista de espera, está prevista para ocorrer até o dia 26 de maio. As aulas serão oferecidas às sextas-feiras, no período da tarde, e aos sábados, no período da manhã, em São Carlos.

O mestrado profissional é um dos únicos do país que aborda, de forma abrangente, áreas específicas da matemática, estatística e computação aplicadas à indústria. “O objetivo principal do MECAI é melhorar a formação dos profissionais e atender à demanda da indústria, firmando parcerias entre a universidade e o setor produtivo, de modo a auxiliar na resolução de problemas e no avanço tecnológico”, concluiu Nonato.

Mais informações podem ser encontradas no edital completo do processo seletivo. As inscrições podem ser feitas no site da Pós-Graduação do ICMC.

Pós-graduação no ICMC – Os programas de pós-graduação do ICMC estão entre os melhores do país, tendo formado um número expressivo de mestres e doutores que hoje ocupam posições em prestigiadas empresas e em unidades de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Além do recém-criado MECAI, há três outros programas com mestrado e doutorado: o de Ciências de Computação e Matemática Computacional, o de Matemática e o Programa de Pós-Graduação em Estatística, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos. O ICMC participa ainda do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A qualidade dos Programas de Pós-Graduação do ICMC foi reconhecida na última avaliação trienal realizada pela CAPES (2013). Em uma escala de 1 a 7, a instituição concedeu nota máxima (7) ao Programa de Pós-Graduação em Matemática, expressando a excelência constatada em nível internacional, e nota 6 ao Programa de Pós-Graduação em Ciência de Computação e Matemática Computacional. (Assessoria de Comunicação ICMC – USP)