Ação no Parque Flamboyant marca em Goiânia o Dia Mundial do Coração

Naiara Gonçalves

De forma gratuita, uma equipe multidisciplinar do Hospital do Coração Anis Rassi estará oferecendo serviços e procedimentos de saúde à população

Cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares a cada ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a média anual chega a 350 mil, o que corresponde a uma vida perdida a cada 40 segundos.

Segundo o cardiologista do Hospital do Coração Anis Rassi (HCAR), Sérgio Gabriel Rassi, alguns cuidados são necessários para evitar doenças cardíacas, como a insuficiência cardíaca, angina de peito, arritmias cardíacas, valvulopatias, hipertensão e morte súbita. “As pessoas devem ficar atentas ao uso excessivo de sal, por exemplo, que leva a um aumento do sódio na circulação sanguínea e à maior retenção de líquido no sangue, elevando a pressão arterial. Seu uso excessivo pode desenvolver a hipertensão arterial, que é co-responsável por males como infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC’s), assim como policiar-se quanto ao abuso na ingestão de gorduras saturadas, a obesidade, o sedentarismo e principalmente o estresse”, exemplifica Dr. Sérgio Rassi.

Outras formas de prevenir doenças cardiovasculares, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), é praticar atividades físicas aeróbicas, ter uma dieta equilibrada, analisar o histórico familiar e não fumar.

Com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças do coração e a promoção de melhor qualidade de vida, o Hospital do Coração Anis Rassi (HCAR) irá promover no próximo domingo, 29 de setembro, das 9h às 12h, data em que é comemorada o Dia Mundial do Coração, ações de cuidado com o coração para os visitantes que comparecerem ao Parque Flamboyant.

“Deixar uma marca de impacto positivo em nossa sociedade é um compromisso da nossa Instituição, que através de ações gratuitas à sociedade, busca propagar além da assistência profissional, mensagens que sensibilizem e gerem um novo comportamento de autocuidados em cada cidadão”, declara Tatiane Varela, responsável pelo Marketing do HCAR.

Conforme explica a enfermeira Nathalia Melo Costa, responsável pela Educação Permanente do HCAR, serão oferecidos vários serviços e procedimentos voltados para a saúde durante a manhã, como: aferição de pressão arterial; da glicemia; da frequência cardíaca; massoterapia lombar com bola terapêutica; medidas antropométricas e oficina com o tema “Como agir diante de uma pessoa engasgada e/ou desacordada?”. “Além de orientações essenciais à prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares”, assegura Nathalia.

Cinco “dicas” para cuidar do coração:

Exercite-se!

A prática de esportes contribui para a prevenção e tratamento de doenças do coração.

Sem estresse!

Reserve um momento do seu dia para relaxar. Mantenha o bom humor e o pensamento positivo sempre.

Sal, açúcar e gorduras!

Limite o consumo de sal, açúcar e gorduras. Seus excessos aumentam o risco de doenças do coração.

Não fume!

Fumar é a principal causa de morte evitável do mundo e aumenta em 40 vezes a chance de desenvolver câncer de pulmão.

Atente-se aos sinais iminentes de risco!

Ao sentir dor no peito, tonturas, batedeiras, escurecimento visual, desmaios, cansaço e/ou dificuldade para respirar, procure o médico cardiologista.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS