Jornalismo Basileu França

(divulgação)

Morgana Ribeiro terá arte estampada em camisetas que serão comercializadas

A artista visual e integrante do Coletivo de Artes Visuais da Escola do Futuro em Artes Basileu França – mantida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), Morgana Ribeiro, foi a vencedora do concurso CONSDIY, realizado pela Ambiente Skate Shop e a Converse (lojas do gênero streetwear).

O concurso consistiu em uma disputa de desenhos (artes) entre os competidores, sendo composto por cinco etapas. A primeira fase constituiu-se, basicamente, na criação de uma ilustração e uma frase que fizessem alusão ao momento atual no Brasil, devendo os candidatos postarem tal arte no Instagram, mencionando a #CONSDIY, além de marcar e seguir os perfis das lojas na rede social, respectivamente, @ambienteskateshop e @converseconsbr. Na segunda etapa, a Ambiente Skate Shop ficou responsável por escolher apenas seis artes, dentre os inúmeros trabalhos inscritos. Na terceira fase, foi a vez dos skatistas da Converse, Biano Bianchin e Ademar Lucas, elegerem quatro ilustrações dentre as seis selecionadas na fase anterior. Com isso, definiu-se a semifinal e, posteriormente, a final do concurso. A disputa nessas duas últimas fases foi acirrada e definida mediante voto popular pelo Instagram.

A arte com a qual Morgana Ribeiro concorreu tem um significado bastante representativo. “Primeiramente a intenção desse desenho era demonstrar o quanto nós mulheres estamos cansadas de lidar com o machismo em nosso dia a dia. Apesar das mazelas, temos que nos manter fortes e plenas. No entanto, com todos os terríveis acontecimentos desse ano de 2020, a frase “Exausta, porém plena” acabou servindo para um contexto geral e acredito que, talvez por isso, as pessoas tenham se identificado um pouco mais com a ilustração”, pontua.

Após ter vencido a competição, Morgana Ribeiro terá sua arte estampada nas camisetas que serão vendidas, exclusivamente, pela Ambiente Skate Shop. A loja, além de ser referência nas áreas do streetwear e skatingboarding, também tem uma longa história de apoio à cultura em Goiânia (GO). Com isso, a artista visual terá ganhos que ocorrerão por meio de royalties, ou seja, ela receberá uma quantia paga pelo direito de uso e comercialização da arte. “Esta será a primeira vez que minha arte sairá das telas para se tornar uma peça de vestuário. Fico ainda mais feliz em poder participar desse projeto junto à Ambiente Skate Shop, pois conheço sua excelência enquanto loja, bem como por ser um estabelecimento que se preocupa em fazer de Goiânia um lugar melhor”, afirma.

A relação com a Arte

Morgana Ribeiro ingressou no mundo artístico aos 4 anos de idade, quando começou o Curso Técnico de Dança, no qual se formou em 2014, após ter participado de diversos espetáculos com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) e de Festivais de Dança por todo o Brasil.

Ainda em 2014, iniciou o Curso Técnico de Artes Visuais e teve contato com diversos tipos de técnicas de produção artística, estudando sobre a história da Arte e encontrando professores que lhe ensinaram muito além das Artes, mas também da vida. “Assim, pude desenvolver meu traço e buscar a essência para transmitir aquilo que eu sentia através dos meus desenhos”, afirma a artista visual.

Em 2016, formou-se no Curso Técnico de Artes Visuais. “Pensei que ali seria minha despedida da Instituição. Estava grata por tudo que a Escola já havia me proporcionado, mas não parou por aí. No ano de 2018 também passei a integrar o Coletivo de Artes Visuais do Basileu França (CAVBAF), onde elaboramos projetos para a divulgação da cultura goiana, bem como na oferta de oficinas e workshops de Arte, cerâmica e artesanato”, finaliza Morgana Ribeiro.