Aluno Silas (personagem do release) e aluna Mickaelle AdrianeO grupo de coaches será recebido com abertura oficial no dia 6 de julho no auditório João Bennio, na Casa da Indústria

Em tempos de celulares que dão acesso direto a aplicativos e redes sociais como Whatsapp e Facebook, que tanto tiram a atenção de estudantes dentro e fora da sala de aula, ensinar justamente por esses meios é uma solução para conquistar os jovens. E é assim que funciona o programa de ensino de inglês Conexão Mundo, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a ONG americana US-Brazil Connect.

O programa, que oferece aulas gratuitas e diferenciadas de inglês a um grupo de alunos do Sesi e Senai em Goiás, entra em nova etapa, com a chegada de monitores (coaches) americanos em Goiânia, dia 4 de julho. Os alunos receberão o grupo americano com apresentações culturais e muita conversação durante abertura oficial da nova fase, no dia 6 de julho, às 8h30, no auditório João Bennio, na Casa da Indústria. Será um mês de aulas presenciais diárias, mesmo em época de férias escolares.

Os participantes do projeto – 48 estudantes da Escola Senai Dr. Celso Charuri, em Aparecida de Goiânia – poderão agora colocar em prática o que aprenderam desde o começo do curso, via plataformas virtuais de aprendizagem e redes sociais. A iniciativa é mais um diferencial para a qualificação profissional dos jovens, que frequentam o Ebep, modalidade que articula a educação básica com a educação profissional. Além de se despedirem do ensino médio já com formação técnica, adquirida simultaneamente, terão em seu currículo mais um idioma.

Para Silas Yuri Carvalho Costa, 17 anos, que está no 3º ano do ensino médio articulado com o curso técnico de Eletroeletrônica, a experiência colabora com sua vida pessoal e profissional. “Quero me formar em Engenharia Elétrica e atuar fora do País e o Conexão Mundo é meu primeiro passo para a realização desse sonho.” O aluno agradece a oportunidade oferecida pelo Sesi e Senai em participar do programa. “Estou me dedicando muito nisso, pois os cursos de inglês não são tão acessíveis financeiramente e sem esta chance eu não passaria por essa experiência tão cedo”, ressalta o estudante.

ETAPAS

Na primeira etapa, de abril a junho, os alunos participantes da edição 2015 tiveram aulas pelas redes sociais com monitores americanos direto dos Estados Unidos. Durante as quatro semanas da fase presencial, em julho, os alunos participam de dinâmicas, jogos e simulação de situações comuns do mercado de trabalho. Em seguida, a 3ª etapa, de agosto a outubro, será novamente de aulas virtuais. Ao fim do programa, os três alunos com melhor desempenho serão selecionados para participar de um intercâmbio de duas semanas nos Estados Unidos com tudo pago. (Edilaine Pazini/Sistema Fieg)

SERVIÇO

Pauta: Alunos do Conexão Mundo Goiás recebem monitores americanos

Dia: 06/07/2015

Horário: 8h30

Local: Auditório João Bennio, na Casa da Indústria – Av. Araguaia, nº 1.544, Edifício Albano Franco – Vila Nova, Goiânia.