Alunos e professores da Estácio de Goiás oferecem orientação gratuita sobre Imposto de Renda

Guilherme Melo

Com o prazo estendido, o Núcleo de Apoio Fiscal da instituição atende a população até 30 de junho por meio de canais digitais

Com o objetivo de promover esclarecimentos sobre a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da Estácio de Goiás está realizando atendimento gratuito à comunidade, de segunda-feira à sexta-feira, por meio de canais digitais – e-mail: nafestaciogoiania@gmail.com ou pelo Instagram @nafestaciogo. Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, houve a alteração do prazo de 30 de abril para 30 de junho.

Além de tirar as principais dúvidas dos cidadãos, os alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da Estácio estão prontos para ajudar os contribuintes dando esclarecimentos, auxiliando no preenchimento do documento e no envio da declaração. Segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Johelma Umbelino, essa atividade é de grande importância porque os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a profissão que escolheram, fazer o atendimento ao público, além de cumprir com o papel social. 

O Imposto de Renda 2020 trouxe algumas mudanças em relação à declaração do ano passado. “As regras que obrigam o contribuinte a apresentar a declaração e os limites de deduções permanecem praticamente os mesmos. A principal mudança é o fim da possibilidade de dedução do gasto com INSS de empregado doméstico. Outra alteração significativa foi referente a declaração pré-preenchida, que está mais fácil. “Agora o contribuinte consegue importar o certificado diretamente para a declaração, evitando ter que importá-lo diretamente do computador”, revela a especialista.

Mesmo com a data limite de entrega do IRPF estendida, Johelma Umbelino orienta que quanto mais cedo o contribuinte declarar o documento, melhor. “Mesmo com as alterações, a Receita Federal decidiu manter o calendário original de pagamento de restituições do Imposto de Renda 2020. O primeiro lote continua marcado para 29 de maio. Então, mesmo tendo mais tempo, quem entrega a declaração primeiro tem mais chances de receber a restituição com antecedência. Além disso, evita imprevistos, como a falta de um documento, e minimiza possíveis erros que podem levar à malha fina”, destaca a professora da Estácio.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS