Cartunista participa de edição especial da Serigrafada na vernissage, dia 7. Mostra que comemora os seis anos da galeria fica em cartaz até 30 de junho

0376-LayzaVasconcelos-3453

No próximo dia 7 de maio (sábado), a partir das 16h, a Plus Galeria realiza em Goiânia a abertura da exposição individual de André Dahmer. A vernissage será a comemoração oficial dos seis anos da galeria, e vai contar com a presença do cartunista, que também participará do happening desenvolvido pelo artista Oscar Fortunato, a Serigrafada.

Ao todo, serão expostos mais de 30 trabalhos do carioca, que ficam em cartaz na instituição até 30 de junho. Entre as obras estão desenhos manuais no formato das tirinhas de humor e charges, atividade que tornou Dahmer conhecido nacional e internacionalmente, originais em aquarela e nanquim e ainda gravuras que evidenciam a vertente mais poética da criação do artista. Vencedor de três edições do Troféu HQmix, a mais importante premiação da área, ele publica tirinhas diariamente nos jornais O Globo e Folha de São Paulo, além de trabalhar para publicações como o Portal G1 e LeMonde Diplomatique.

Dahmer define seu trabalho paralelo ao dos jornais como um descanso. “Desenho para descansar de meu trabalho como desenhista. A poesia que há nesses trabalhos sempre existiu, é algo mais delicado, mas não tenho medo nenhum disso, eu os faço com a mão leve e a cabeça mais livre, mas nem sempre são temas alegres de se ver, porque muitas vezes os temas são elementos de um futuro distópico”, explica.

Para a curadora e fundadora da Plus, Lydia Himmen, chegar aos seis anos da galeria com uma exposição de Dahmer “é algo muito adequado, porque temos posturas políticas e sociais muito semelhantes”. A entidade trabalha de forma independente, ou seja, não pleiteia financiamentos em quaisquer leis governamentais de incentivo. “Somos independentes para que possamos manter nossa postura crítica intocada”, evidencia Himmen.

Ela ressalta que a maior conquista da galeria desde a sua abertura é a formação de público consumidor. “Procuramos democratizar e facilitar o acesso à arte. A internet é nosso grande mecanismo de comunicação com colecionadores e admiradores de todas as partes do Brasil e do mundo, mas é notável que há um público local que interage com nosso espaço de forma cada vez mais intensa”, avalia. (Marcellus Araújo)

SERVIÇO
O quê: Vernissage da exposição de André Dahmer
Quando: 7 de maio (sábado), às 16h
Onde: Plus Galeria (Rua 114, nº 70, Setor Sul, Goiânia-GO)
Quanto: Entrada franca
Mais informações: (62) 3278-2582