Anarthas, espetáculo de dança contemporânea, é apresentado pela primeira vez na cidade de Mineiros (GO)

  

Mineiros recebe no dia 20 de agosto (segunda-feira), às 20h, no Auditório Frank Green, a primeira apresentação do espetáculo de dança contemporânea Anarthas da Nalini Cia. de Dança (GO). A apresentação faz parte do projeto “Anarthas – Circulação Estadual” e é realizado com o apoio do Fundo de Arte e Cultura 2016 e SEDUCE, e na cidade de Mineiros conta com o apoio da Academia De Corpo e Alma.

A circulação do espetáculo contemplará 4 cidades do Estado de Goiás, sendo Mineiros a primeira e depois Piracanjuba, Anápolis e Cidade de Goiás. Juntamente com as apresentações será realizado um bate papo sobre o processo de criação, direcionado a artistas, estudantes e apreciadores de dança e arte em geral.

A entrada para o espetáculo é franca, mas a plateia é convidada a participar de uma campanha de doação de livros. A obra, usada ou nova, pode ser entregue no dia da apresentação e serão doadas para a Biblioteca Municipal Irmã Maria de Lourdes. A peça tem classificação de 12 anos, e os ingressos podem ser retirados uma hora antes da apresentação na bilheteria do espaço.

Outra atividade será a realização de uma oficina inclusiva de dança contemporânea. Toda e qualquer pessoa, acima de 12 anos, inclusive portadores de necessidades especiais e idosos, podem participar. A oficina acontecerá no dia 19 de agosto (domingo), das 16h às 18h, na Academia De Corpo e Alma, localizada no Ipê Shopping. As inscrições são gratuitas e o interessado deve mandar um e-mail com seu nome para o endereço: naliniciadanca@gmail.com até o dia 17 de agosto. São ofertadas 20 vagas.

Sobre o espetáculo

O espetáculo se baseia no conceito indiano chamado Anarthas, que na escritura védica significa: as contaminações materiais da entidade viva. Sem buscar uma reflexão religiosa e sim um pensamento filosófico sobre a vida neste mundo. De maneira atual e contemporânea, o espetáculo coloca em cena os apegos e prazeres fugazes que nos mantém vivos. Com cenas de movimento divertidas, lúdicas, melancólicas e inusitadas.

Tem como proposta levantar dois pontos significativos para instigar a plateia: o primeiro é o próprio tema em si, que levanta o questionamento sobre as coisas que nos cercam e nos contaminam de modo a influenciarem negativamente nosso percurso como seres humanos, prejudicando nossa vida social, moral e espiritual. O segundo é a utilização da linguagem da movimentação da dança contemporânea como veículo de informação e expressão de conteúdos tão essenciais para a consciência das pessoas em geral.

O espetáculo teve sua estreia em 2016, na cidade de Goiânia, dentro da programação do Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia em Cena.

O Grupo

Com direção e coreografia de Valeska Gonçalves, a Nalini Cia de Dança surgiu em 2011 com a montagem do espetáculo “Nega Lilu”, inspirado no livro “Sem Palavras” da escritora e jornalista Larissa Mundim. O sucesso de crítica e público de “Nega Lilu” inspirou a criação da companhia, que carregava o nome de seu primeiro trabalho. Em 2016, já se chamando Nalini Cia de Dança, a companhia estreou o espetáculo “Anarthas”, dentro da programação do Festival Internacional Goiânia em Cena. Desde então o espetáculo foi apresentado em diversos lugares como a Mostra Profissional do Festival do Triângulo em Uberlândia, a Mostra SESI de dança de Goiânia, o 27º Festival de Inverno de Garanhuns em Pernambuco, foi apresentado na MARTE – Mostra de Artes Teatrais Integradas em João Pessoa e também fez parte da programação do Festival Internacional Cena Cumplicidades em Recife.

Atualmente, além da circulação deste projeto, a companhia segue com seu mais novo trabalho “um mero deleite”, que teve sua estreia em dezembro de 2017, dentro da programação do FUGA UFG – Festival Universitário de Artes Cênicas no Centro Cultural da UFG. (Giselle Carvalho)

Serviço

 Apresentação do espetáculo de dança contemporânea:

ANARTHAS

Local: Centro Cultural Santo Agostinho | Auditório Frank Green – Oitava Avenida, Mineiros/GO

Data: 20 de agosto (segunda-feira)

Horário: 20h

Classificação indicativa: 12 anos

Entrada franca*

Retirada de ingressos na bilheteria do auditório 1h antes do espetáculo.

Ingressos limitados à lotação da casa.

*Campanha: Participe da campanha e doe um livro.

A entrada para o espetáculo é franca, mas pedimos a você que leve um livro,

Usado ou não, para o teatro. Os livros arrecadados serão doados para a

Biblioteca Municipal Irmã Maria de Lourdes.

 

Informações sobre a oficina

Oficina: Contato, improviso e criação

Local: Academia de Corpo e Alma – Mineiros/GO

Data: 19 de agosto de 2018 (domingo)

Horário: 16h às 18h

Inscrições gratuitas pelo e-mail: naliniciadanca@gmail.com até o dia 17 de

 agosto (resultado será divulgado no dia 18 por e-mail e pelas redes sociais).

 

A oficina tem por objetivo desenvolver nos participantes uma percepção mais profunda e específica do próprio corpo em movimento, sozinho e principalmente em contato com o outro, sempre respeitando as particularidades e as experiências de cada corpo. Não há pré-requisitos para participação. Qualquer pessoa pode participar inclusive portadores de necessidades especiais.

Quantidade de vagas: 20