Existem momentos na vida que são marcados por mudanças pessoais e profissionais.  Assim é a história da artista plástica Karine Faccin.  Em meados de 2016, ela decidiu começar um novo projeto de vida e abrir sua própria loja na entrada da praia do Silveira, em Garopaba, Santa Catarina. OCA PAUÁ, que acaba de inaugurar, é o nome indígena do espaço que significa “Casa de Todos”.

O recorte de produtos com curadoria da proprietária é desenvolvido por artesãos, artistas, criadores e designers que trabalham só com as mãos, com técnicas e matérias-primas diferenciadas. Um dos princípios da loja, que prima pela parceria entre design, sustentabilidade e artesanato, é sempre trazer novidades de produtos e marcas.

Atualmente, a OCA PAUÁ oferece a Coleção Redeiras (Colônia de Pescadores Z3, Pelotas, RS), Doutor da Borracha (Acre), Projeto Canoa (Canoas, RS), Bichos do Mar de Dentro (Região da Costa Doce, Pelotas, RS), Coleção Cá e Lá (Bahia), Flores do Cerrado (Distrito Federal), painéis Crocco Studio Design (RS), ARTFIO (Ceará), saídas de praia Kafaccin Inventividade (RS), roupas em crochê da Leafy (SC/New York), e muitos outros produtos de diversos cantos do Brasil.

Karine destaca que “trata-se de um projeto que traz o Brasil para Garopaba. São produtos com viés artístico, mas com preços acessíveis na intenção de formar público”. Além de artesanato, a OCA PAUÁ também pretende trabalhar, de forma permanente, com obras de artistas contemporâneos. Heloísa Crocco é a primeira convidada com trabalhos que podem ser visitados pelo público.

A OCA PAUÁ fica na Rua Rio Grande do Sul, número 118, bairro Centro, Garopaba-SC. O horário de funcionamento vai variar conforme a época do ano, na alta temporada (de dezembro à março), das 16:00 às 22:00, na baixa temporada das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00. O telefone para contato é 48|3012.9009.

Karine Faccin é Bacharel em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. (BDP/UFSM, 2002), com vasta biografia:  Projeto Faber, Projeto Lã Pura (Coleção Lã Crioula) Uruguaiana, RS – 2006; Projeto Bichos do Mar de Dentro – 2007, 2008, 2009 e 2010; Coleção Florestas, Manicoré, AM, 2008; Bienal Brasileira de Design 2010 com produtos da coleção Redeiras (carteiras de couro de peixe), Curitiba, PR – 2010; Projeto UJAMAA – Fundação Aga Khan – Moçambique – África. Criação de produtos com a utilização de tecidos (capulanas africanas)  2011; Produção da Exposição “de Fio a Fio” (Renato Imbroisi) no Sesc Pompéia, São Paulo, SP – 2012; Prêmio do museu A Casa do Objeto Brasileiro pelo produto Bolsa Lagoa dos Patos (bolsa confeccionada com rede de pescar camarão reciclada), São Paulo, SP – 2012; Designer na Coleção Cantina Benta – Bento Gonçalves – Casa Brasil 2013. Bento Gonçalves, RS – 2013; Coleção autoral Deixa Chover (acessórios com a utilização de resíduos da indústria automobilística da grande Porto Alegre) – Feira Paralela Gift, São Paulo, SP – agosto 2013. Projeto do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) Talentos do Brasil Rural – Regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste – 2014 com a criação de produtos para hotéis, bares e restaurantes que receberiam turistas durante a Copa do Brasil de 2014; Projeto Territórios da Cidadania – SEBRAE/RS – Três Passos, RS – 2013, 2014 e 2015. Designer da Coleção Redeiras, Projeto Canoa, Arte na Fonte, Artesanato Missões, Favos do Sul, pelo SEBRAE/RS. (Mariele Salgado Duran)