Artista mexicana faz intervenção artística na praça externa da Vila Cultural

Comunicação Setorial – Secult Goiás

(divulgação)

Itandehuy Castaneda, participante da residência artística e da exposição Canteiro, trabalha com escultura têxtil, mesclando diferentes técnicas. A intervenção “Entre Nós” ocorre atrás do Teatro Goiânia nos dias 08 e 09/02.

A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult GO), recebe, nos dias 08 e 09 de fevereiro, a intervenção têxtil “Entre Nós”. A atividade proposta pela artista visual mexicana Itandehuy Castaneda faz parte da residência artística e da exposição denominada Canteiro. A ação será a partir das 15h, em ambos os dias, na praça externa da Vila Cultural Cora Coralina, atrás do Teatro Goiânia.

De acordo com Itandehuy, a realização da intervenção artística “Entre Nós” em local público tem o objetivo de incluir a cidade como suporte. “A ideia é que seja convidativo para os pedestres, para quem estiver no ponto de ônibus, para os motoristas que passarem. Queremos notar a reação das pessoas à arte”, disse. Para a artista, o processo de produção no ateliê aberto da residência Canteiro foi uma experiência enriquecedora. “Desenvolver as peças entre os outros artistas e entre os visitantes que passavam pelo ateliê foi legal, porque fomos influenciando e sendo influenciados por boas ideias”, afirmou.

A artista

Itandehuy Castañeda Demesa nasceu no México. É graduada em Artes Visuais pelo Centro Morelese de las Artes do Estado de Morelos, México (2010). Cursa, atualmente, em Goiânia, Mestrado em Arte e Cultura Visual, na Universidade Federal de Goiás (UFG). Suas principais áreas de atuação são fotografia, vídeo e arte têxtil.

Canteiro

A exposição Canteiro está em cartaz na sala Antônio Poteiro, desde o último dezembro, com mais de 20 obras confeccionadas em ateliê aberto, durante a primeira residência artística da Vila Cultural Cora Coralina. Os dez artistas que participaram e expõem na mostra são estudantes de graduação e pós-graduação da Faculdade de Artes Visuais (FAV), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Entre os trabalhos estão peças têxteis, fotografias, gravuras, desenhos, esculturas, videoperformances, colecionismo, colagem, stencil, entre outras linguagens. Para o coordenador da Vila, Gilmar Camilo, todas as obras dessa exposição carregam em si algo sobre a localização. “São obras muito distintas, entre si, mas todas as obras guardam em si um sentido de localização, de percurso e de pertencimento, além das questões pessoais, que cada um, em tom confessional, imprimiu no seu trabalho”, disse.

Em ateliê aberto e coletivo, os artistas produziram obras individuais, convivendo entre si, dividindo o espaço, as ideias, as técnicas e as críticas. Os estudantes experimentaram a interferência do público nas suas produções, durante as visitações e nas oficinas promovidas por eles para a comunidade, além de contarem com a orientação e acompanhamento crítico da equipe da Vila Cultural.

Para o coordenador e curador da Vila, Gilmar Camilo, a exposição é uma colheita do fruto dos trabalhos no Canteiro. “Essa experiência ultrapassou as expectativas. O desejo de criação desses artistas e o entusiasmo para mostrar ao olhar alheio trouxe fluidez”, compartilhou.

A residência foi empreendida pela Galeria Artera e realizada pela Vila Cultural Cora Coralina, que cedeu o espaço e deu um tom formativo à experiência.

Intervenção “Entre Nós” – Exposição Canteiro

Data: 08 e 09 de fevereiro, a partir das 15 horas

Local: Praça externa da Vila Cultural Cora Coralina – R. 3, s/n – St. Central, Goiânia – GO. Atrás do Teatro Goiânia.

Participação gratuita

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS