Luiza Lorenzetti

Programação aborda o gênero da ficção científica, o roteiro para cinema, iluminação caseira para lives e exibição de experimento audiovisual

A Oficina Cultural Oswald de Andrade, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo gerenciado pela Poiesis, abre inscrições para oficinas do universo cinematográfico. A programação é on-line e gratuita e pode ser conferida logo abaixo.

Na oficina Dimensões paralelas: A ficção científica no cinema será apresentado um panorama rico e abrangente do gênero perpassando diferentes países como Estados Unidos, Alemanha, Japão e União Soviética, e abordagens variadas, como o Cyberpunk, Mecha ou Space Opera, pensando os reflexos socioculturais e históricos dessas produções em seus respectivos contextos e o que podem contribuir para um cânone da sci-fi. A atividade acontecerá às segundas-feiras, de 9 de novembro a 14 de dezembro, das 19h às 21h pela plataforma Zoom. Os interessados devem realizar a inscrição pelo site até o dia 6 de novembro.

O curso Roteiro – A anatomia de uma história é uma Iniciação ao roteiro, voltado para cinema e TV. Ele é dividido em duas partes, sendo a primeira dedicada à teoria dramatúrgica. Na segunda, serão exibidos trechos de filmes, analisados cena a cena, explicitando a função dramatúrgica de cada uma delas, de acordo com as bases já aprendidas. O foco principal da oficina é roteiro de cinema, mas o que se aprende nela serve também para quem quiser desenvolver projetos para TV, teatro, games, webseries, brandedcontent, publicidade, documentários, HQ e qualquer atividade baseada em “contar histórias. As aulas serão ministradas às quartas e sextas-feiras, do dia 11 ao dia 25 de novembro, das 18h30 às 21h30 pela plataforma Zoom. As inscrições estão abertas neste link até o dia 9 de novembro.

No dia 21 de novembro, sábado às 15h, será experimento audiovisual a partir do texto dramatúrgico Cachorro Louco. O texto de Felipe Scalzaretto foi dirigido por Caio Marinho e estará disponível no YouTube das Oficinas Culturais.

A proposta da Oficina de iluminação e composição para vídeos e lives com recursos luminosos caseiros é a de auxiliar pessoas com pouco ou nenhum conhecimento em iluminação a pensarem e resolverem de maneira criativa e com os recursos luminosos que possuímos em casa a luz de seus vídeos e lives, mídia tão usada de comunicação nesse momento de isolamento social. Os encontros serão às segundas e quartas-feiras, de 16 de novembro a 16 de dezembro, das 11h às 13h pela plataforma Zoom. Para participar, é necessário realizar a inscrição neste link até o dia 13 de novembro.

SERVIÇO

OFICINA “DIMENSÕES PARALELAS: A FICÇÃO CIENTÍFICA NO CINEMA”
Coordenação: Raphael Cubakowic | Fernando Brito
9/11 a 14/12 – segundas-feiras – 19h às 21h
Público: estudantes de cinema, cinéfilos e interessados em geral
Plataforma de exibição: Zoom
Inscrições: até 6 de novembro http://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/60b8b65c7b7342a9caa07a07aea0ccac

OFICINA “ROTEIRO – A ANATOMIA DE UMA HISTÓRIA”
Coordenação: Romeu Di Sessa
11/11 a 25/11 – quartas-feiras e sextas-feiras – 18h30 às 21h30
Plataforma de exibição: Zoom
Inscrições: até 9 de novembro
http://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/0d730fb2cb696e47fbbe4b2054b10de7

EXPERIMENTO AUDIOVISUAL A PARTIR DO TEXTO DRAMATÚRGICO “CACHORRO LOUCO”Coordenação: Maria Silvia do Nascimento21/11 – sábado – 15h às 16hFaixa Etária: maiores de 16 anos Participação: Aberta ao PúblicoPlataforma de exibição: YouTube das Oficinas Culturais.
Coordenação: Maria Silvia do Nascimento
21/11 – sábado – 15h às 16h
Faixa Etária: maiores de 16 anos
Participação: Aberta ao Público
Plataforma de exibição: YouTube das Oficinas Culturais.

OFICINA DE ILUMINAÇÃO E COMPOSIÇÃO PARA VÍDEOS E LIVES COM RECURSOS LUMINOSOS CASEIROS
Coordenação: Aline Santini
16/11 a 16/12 – segundas-feiras e quartas-feiras – 11h às 13h
Plataforma de exibição: Zoom.
Inscrições: até 13 de novembro
http://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/a2a6a5c6ea38cac0864685dffaea8e92

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704 || E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 12h às 16h
Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes
Programação gratuita
Parte da programação está sendo realizada de forma virtual.
http://www.oficinasculturais.org.br

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE
A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Em seus 30 anos de existência, passaram pela Oficina grandes nomes como Quentin Taratino, Klauss Vianna, Nuno Ramos, além de importantes companhias nacionais e internacionais como Théâtredu Soleil, The WorkcenterofJerzyGrotowski, e Thomas Richards e Teatro da Vertigem.
Em 2015, a Oficina foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação “pela ampliação e renovação no acolhimento de projetos de artes cênicas, com a plena ocupação de seu espaço por grupos e companhias de teatro, com uma ousada agenda cultural que potencializa a revitalização do bairro do Bom Retiro”. Em 2019, também ganhou o Prêmio APCA como a Melhor programação de dança na categoria Projeto/Programa/Difusão/Memória. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que atua, desde 1986, na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis.

SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.