Kanunes Comunicação

Lançamento do “Peripécias de Vidas entre Atos” acontece nesta quinta (17), às 20h30, no Teatro Goiânia. Na obra, autora retrata a história de artistas de teatro e cenário de dificuldades para a consolidação das Artes Cênicas no estado

No dia 17 de dezembro, a partir das 20h30, no Teatro Goiânia, o mundo ganha mais uma obra do jornalismo literário com o lançamento do “Peripécias de Vidas entre Atos”. Desde criança, Kamilla Nunes (25) sempre teve uma paixão pela escrita. Um poema daqui, uma poesia dali, crônicas jamais finalizadas e uma gaveta cheia de escritos que muito diziam sobre o seu anseio pelo mundo literário. Com o ingresso no curso de jornalismo, em 2013, o jeito foi unir ambas as técnicas de escrita para a consolidação de seus primeiros projetos oriundos do jornalismo literário.

Escrito em 2016, o “Peripécias de Vidas entre Atos” retrata a história e a incrível jornada de vários artistas goianos. Desde o primeiro contato com as Artes Cênicas até os inúmeros desafios enfrentados para a permanência na área cultural. Dividido em 5 capítulos, nomeados pela autora como “atos”, a obra faz uma alusão aos ritos do teatro e utiliza diversas figuras de linguagem para a narrativa dos fatos. Caracterizado por uma simbologia bastante teatral, assim como na arte, no livro, também é possível encontrar grandes ensinamentos e lições de vida a partir da perspectiva empírica que os artistas tiveram com as Artes Cênicas.

Para a autora, a publicação de sua primeira obra é, sem dúvida, uma satisfação sem tamanho e que possibilita uma experiência ímpar. “Escrever esta obra foi uma oportunidade de colocar em palavras aquilo que a alma de um artista tem a nos dizer: não podemos viver em um mundo sem arte. Foi uma honra poder olhar nos olhos de cada um e sentir o verdadeiro ofício daqueles que escolheram a magia das Artes Cênicas”, enfatiza. A jornalista também explica que enfrentou inúmeros desafios durante o processo de escrita do livro e não esperava que sua obra iria ganhar visibilidade. “Lembro de quando comecei os primeiros rascunhos do “Peripécias de Vidas entre Atos”. Nunca imaginei que ele iria ganhar vida. Para os amantes da escrita o desejo é um só: que as suas palavras sejam espalhadas por todo o mundo. É inexplicável a sensação de olhar para um livro de sua autoria”, afirma.

Ao longo da narrativa, são apresentadas diferentes perspectivas sobre a prática teatral a partir de uma ampla abordagem do tema. Há, também, a ênfase em cada linha de pesquisa adotada nas maneiras que os artistas têm de fazer teatro. A obra exprime histórias de luta, superação e persistência. São depoimentos que mostram o cenário de intensas dificuldades para a entrada e permanência de cada um dos personagens na profissão.

Danilo Alencar, Luciano Caldas, Luciano Di Freitas, Marlos Pedrosa, Samuel Baldani, Sandro Freitas e Roosevelt Savedra são os protagonistas desta obra. Além da biografia de cada artista, o livro também faz referência às personalidades artísticas de grande relevância para o teatro goiano, brasileiro e mundial. De Constantin Stanislavski a Peter Brook, de João Guimarães Rosa a Ariano Suassuna e de Nelson Rodrigues a Antunes Filho. Todos eles presentes nas trajetórias dos personagens da vida real.

O livro reúne alegrias, tristezas, lutas e conquistas. Todas elas embaralhadas nas histórias de cada um deles: os amantes do teatro. Artistas que enfrentaram inúmeras dificuldades para realizar um pouco de sua arte, almejando o sabor da essência artística, de um sonho realizado. Um manifesto interior, exteriorizado. Por todos eles, muita criatividade foi usada. Na vida, na arte e nos paradoxos encontrados pelo caminho. Renúncias e intuições atreladas à construção de um destino. O “Peripécias de Vidas entre Atos” é um recorte das histórias de sete personagens, cujo enredo é a vida. Ao longo dos cinco atos, há a presença de várias vertentes das Artes Cênicas. Do dramático ao cômico, do teatro de rua ao político, do clássico ao contemporâneo e das contações de histórias à escrita do livro. Para os que almejam a área, inúmeros exemplos; para os outros, conhecimento sobre os artistas que movimentam a cena goiana.

Contemplado pelo Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o lançamento do “Peripécias de Vidas entre Atos” será realizado no dia 17 de dezembro, a partir das 20h30, no Teatro Goiânia, por meio de transmissão ao vivo no canal do YouTube da jornalista Kamilla Nunes: www.youtube.com/channel/UCBsZt9KsyALkbLy9ZRtZhkg.

Serviço

Lançamento do livro “Peripécias de Vidas entre Atos”
Quando: 17 de dezembro
Horário: às 20h30
Onde: Teatro Goiânia (não será aberto ao público)
Transmissão:www.youtube.com/channel/UCBsZt9KsyALkbLy9ZRtZhkg