As máscaras ao estilo veneziano, embaladas pelo som das tradicionais músicas italianas, vão mudar o cenário da pequena Nova Veneza, a cerca de 30 quilômetros de Goiânia. Será o VII Baile de Máscaras: Carnavale Di Venezia, já apelidado de Carnaval de Máscara de Nova Veneza, por quem participou em anos anteriores.

A noite mascarada terá a participação especial dos grupos Roba Ciode e Dança Folclórico Ítalo-Brasileiro, de Santa Catarina, mais precisamente da cidade de Nova Veneza. O baile começa às 21 horas na Praça João Stival, a principal de Nova Veneza.

O Carnaval de Veneza, na Itália, surgiu ainda no século XVII. A máscara era usada como forma de romper com as regras sociais, quando a nobreza cobria o rosto, saía às ruas e se misturava ao povo. Ricos e pobres festejavam sem qualquer distinção. Foliões mascarados e com fantasias ao estilo da Veneza italiana vão desfilar pelas ruas da cidade da Nova Veneza de Goiás.

Uma grande variedade de máscaras venezianas, com cores e modelos diferentes, pode ser comprada por quem visitar o 11º Festival Italiano de Nova Veneza. As máscaras venezianas serão vendidas no Mercatto, parte destinada ao artesanato e doces feitos por moradores de Nova Veneza. (Rosângela Aguiar)