(divulgação)
Jornalismo Basileu França

A atração compõe a Temporada Digital Ressignificar

A Banda Sinfônica Jovem de Goiás (BSJG), um projeto da Escola do Futuro em Artes Basileu França, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), apresenta neste domingo (01), às 11h, mais um Concerto da Temporada Digital Ressignificar. A transmissão será realizada pelo canal da Orquestra no YouTube: Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e pela fanpage:  OrquestraSinfonicaJovemdeGoiasoficial.

Na ocasião, serão apresentados: quinteto de metais, quarteto de trombones, quarteto de trompas e duo de Euphonium, com participação dos professores Silas Falcão, Jader Araújo e Everson Oliveira.

Durante o período de pandemia, os grupos sinfônicos da Escola do Futuro em Artes Basileu França têm realizado inúmeros concertos online. Cabe ressaltar que a transmissão ao vivo, assim como todas as áreas da Escola (Artes Visuais, Arte Educação, Arte e Inclusão, Circo, Dança, Música – incluindo os demais grupos sinfônicos, Produção Cênica e Teatro) são estritamente de cunho pedagógico. O objetivo, portanto, é promover e disseminar o processo de ensino e aprendizagem.     

Sobre a Banda Sinfônica Jovem de Goiás

A Banda Sinfônica Jovem de Goiás (BSJG) foi criada em 2009 como Banda Marcial, passando, em 2013, a ser uma Banda Sinfônica e sendo utilizada como uma disciplina de prática de conjunto do CEP em Artes Basileu França (atual Escola do Futuro em Artes Basileu França). O principal objetivo é que os alunos comecem a vivenciar na prática os diferentes tipos e estilos de músicas existentes dentre o repertório sinfônico e popular.

A Banda tem realizado, desde sua fundação, várias apresentações. Foi a 3ª colocada no Concurso Nacional de bandas e fanfarras na cidade de São Sebastião (SP), em 2010, Vice- Campeã Nacional de Bandas e Fanfarras desse mesmo concurso, em 2011, obtendo também o 1º lugar no corpo coreográfico e baliza nos anos de 2010 e 2011.

Sobre a Escola do Futuro em Artes Basileu França

A Escola do Futuro em Artes Basileu França, ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), teve origem em 1967, na Escola de Artes Veiga Valle. A instituição possui como missão oferecer capacitação artística, desde o início até a formação superior, nas seguintes áreas: Arte Educação, Arte Inclusão, Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Superior de Tecnologia em Produção Cênica e Teatro. Atualmente, diversos grupos da Escola de Arte são reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Balé do Teatro-Escola Basileu França, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), dentre outros.