Banheiro: muito uso, pouco cuidado

image001 (1)

Se há um compromisso inadiável na rotina de qualquer pessoa é o de visitar o banheiro, ou mais precisamente o vaso sanitário. Afinal, é uma necessidade básica do ser humano, assim como o sono e a fome. Mas qual será a relação da população com esse ambiente e em particular com o vaso? Com essa pergunta em mente, a marca Harpic, referência global em higiene e perfumação do banheiro, realizou pesquisa inédita no Brasil e chegou à seguinte conclusão: as pessoas usam e abusam do local, mas pecam no cuidado deste cômodo.  

Quase a metade dos participantes do estudo revelou ir ao toalete quatro vezes no dia, em média. O padrão de frequência é o mesmo para ambos os gêneros. Assim, em uma semana, são cerca de 30 possíveis encontros com o vaso.

Porém, se a assiduidade de uso impressiona, a de higiene decepciona. Segundo o levantamento, apenas um a cada quatro entrevistados diz fazer a manutenção diária da limpeza do banheiro. A maioria, cerca de 60%, realiza a tarefa só uma vez a cada sete dias.

O dado contrasta e ganha ainda maior relevância quando confrontado com o tempo gasto no vaso a cada visita. Enquanto a maioria dos homens declarou permanência média de 7min30s, a maior parte das mulheres revelou ficar aproximadamente 2min30s nele – são, portanto, três vezes mais rápidas. Desse modo, ao fim de uma semana, o contato deles pode chegar a 3h30, e o delas a 1h15.

Na comparação dos gêneros, a pesquisa identificou diferenças também no envolvimento com a limpeza do cômodo. A quase totalidade das mulheres (93%) afirmou já ter tido ligação pessoal com a tarefa, mas 20% dos homens jamais a encararam. Metade delas é ainda responsável pelo cuidado com a higiene do espaço em casa, contra apenas 25% deles.

“O banheiro é de fato um ambiente que pode facilmente acumular germes e bactérias. A boa notícia é que já existem no mercado soluções extremamente práticas para limpeza e perfumação contínuas do vaso sanitário, o que garante sua manutenção de limpeza entre as faxinas semanais”, afirma Monica Torres, gerente sênior de marketing de Harpic no Brasil.

Como exemplo, a executiva cita o novo bloco sanitário Harpic Cliq Gel Adesivo, produto prático e higiênico que com um simples cliq, garante um vaso limpo e perfumado a cada descarga. Como o item dispensa acessórios como cestinhas, redes e ganchos, não há contato das mãos com o vaso durante a aplicação.  E como seu aplicador é descartável, não acumula germes e bactérias, impedindo que esses microrganismos se propagem dentro da casa. O produto está disponível em três fragrâncias diferentes: lavanda, citrus e pinho.

A pesquisa de Harpic entrevistou 626 pessoas de 18 a 70 anos, de ambos os gêneros, nas quatro regiões do Brasil, no mês de junho de 2015. (Fundamento Produções)

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS