(divulgação)

Jornalismo Basileu França

Os cursos são gratuitos e contemplam diversas áreas artísticas

A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, Instituição vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), lança 975 vagas para cursos nas áreas de Arte Educação, Artes Visuais, Circo, Dança, Música e Teatro. Esses cursos são nas categorias de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Técnicos. O período de inscrições varia conforme a categoria, sendo até o dia 18 de janeiro para Cursos FIC e até o dia 04 de fevereiro para Cursos Técnicos. As inscrições devem ser realizadas por meio on-line, via editais, nos seguintes endereços eletrônicos: www.basileufranca.com.br e www.cegecon.org.br

Em todas as áreas, as aulas serão ministradas na modalidade presencial. Entretanto, serão realizadas no âmbito do Regime Especial de Aulas não Presenciais (REANP), devido à necessidade de distanciamento social ocasionado pela disseminação do novo coronavírus, seguindo dessa forma até a devida autorização dos órgãos de Saúde para o retorno do regime presencial. 

Arte Educação

O Curso de Qualificação e Iniciação Artística em Arte Educação (na categoria FIC) para alunos com idade a partir de 05 anos terá 155 vagas disponibilizadas. Os alunos poderão escolher entre os períodos matutino e vespertino.

A seleção será feita por sorteio. As aulas terão início no dia 03 de março.

Artes Visuais

Os interessados nos Cursos de Qualificação Profissional em Artes Visuais (na modalidade FIC) para alunos com faixa etária entre 09 e 13 anos poderão se inscrever até o dia 18 de janeiro. Serão oferecidas 37 vagas. Os cursos oferecidos são: Desenho, Pintura e Artesanato; Pintura e Artesanato; e Desenho e Pintura. As aulas terão início no dia 03 de março.

Para os Cursos de Qualificação Profissional em Artes Visuais (também na categoria FIC) para alunos acima de 14 anos de idade, as inscrições devem ser realizadas, igualmente, até o dia 18 de janeiro. Neste caso, serão ofertadas 274 vagas para os cursos de: Desenho de Figura Humana; Desenho Artístico; Mosaico em Pastilha de Vidro e Azulejo; Lembrancinha de Feltro; Vidro-fusão Avançado; Arte em Vidro – ECOARTE (com queima de baixa temperatura); Decóupage e Decoração em Garrafas e Potes de Vidro – ECOARTE; Painéis e Azulejo em Cerâmica; Ateliê de Aquarela; Técnicas Especiais de Latonagem; Pinturas Especiais em Objetos Decorativos; Ateliê de Desenho (Grafite e Nanquim); Pintura em Porcelana (Técnicas com tinta vitro 150° C); Artesanato Criativo (ECOARTE); Arte com Pirografia; Desenho de Retrato; Joias em Vidro; Escultura em Cerâmica; Pintura Vitrificada em Cerâmica; Pintura com Aquarela; Móveis e Objetos Repaginados; Pintura em Tecido; Desenho e Ilustração Literária; Técnicas de Desenho com Giz Pastel; Pintura à Frio (Objetos de gesso e cerâmica); e Costura Criativa (Objetos em tecido, bolsas e customização).

 Já para o Curso Técnico de Nível Médio em Artes Visuais – Produção Artística – Desenho e Pintura – serão disponibilizadas 15 vagas. As aulas terão início no dia 18 de março.

Circo

A área oferece 10 vagas para Cursos de Qualificação Profissional em Artes Circenses para alunos com idade entre 9 e 13 anos de idade e 35 vagas para Cursos de Qualificação Profissional em Artes Circenses para alunos acima de 14 anos de idade, sendo três níveis, neste caso: inicial, intermediário e avançado. Ambos editais são referentes à categoria FIC.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de janeiro. As aulas terão início no dia 03 de março.        

Dança

No total, serão disponibilizadas 192 vagas para Cursos de Qualificação Profissional em Dança (na categoria FIC), cujo período de inscrição se estende, excepcionalmente, até o dia 19 de janeiro. As aulas terão início no dia 03 de março.

Para alunos com idade entre 05 e 12 anos serão ofertadas 136 vagas nos cursos de: Ballet Baby Class; Ballet Preparatório I; Ballet Preparatório II; Ballet Grau I; Ballet Grau II; Ballet Grau III; Ballet Grau IV; Ballet Grau V; Corpo de Baile Fraldinha; Corpo de Baile Infantil; Corpo de Baile Fraldinha/ Infantil; Corpo de Baile Juvenil Danças Urbanas; e Dança Urbana Infantil.

Já para alunos acima de 14 anos de idade, serão oferecidas 56 vagas nos cursos de: Corpo de Baile Juvenil; Ballet Clássico Intermediário I; Ballet Clássico Intermediário II; Jazz Infanto Juvenil; Técnica de Jazz I; Técnica de Jazz II; Dança Moderna e Contemporânea II; Danças Urbanas I; Danças Urbanas II; Corpo de Baile Dança Urbana CBADU; Curso Basileu França de Teatro Musical – Cia; Balé do Teatro-Escola Basileu França Júnior; Ensaio Coreográfico – BTEBFJ; Balé do Teatro-Escola Basileu França; e Cia Contemporânea Basileu França.  

A área disponibilizará, ainda, 15 vagas para Curso Técnico de Nível Médio em Dança Contemporânea. Neste caso, as inscrições podem ser realizadas até o dia 04 de fevereiro e as aulas terão início no dia 18 de março.

Música

Serão oferecidas 79 vagas para Cursos de Qualificação Profissional (FIC) Infanto-Juvenil e Adultos para alunos a partir de 14 anos de idade e 37 vagas para Cursos de Qualificação Profissional (FIC) para alunos com faixa etária entre 09 e 13 anos de idade. As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de janeiro e as aulas terão início no dia 03 de março.

O total de 116 vagas serão para os seguintes instrumentos musicais: Acordeon; Bateria; Canto Erudito; Canto Popular; Clarineta; Contrabaixo Acústico; Contrabaixo Elétrico; Guitarra; Oboé; Percussão; Piano Erudito; Piano Popular; Saxofone; Teclado; Trombone; Trompete; Trompa; Viola; Violino e Violoncelo.

A área ofertará, ainda, 15 vagas para o Curso Técnico de Nível Médio em Música para alunos a partir de 14 anos de idade. As inscrições, portanto, seguem até o dia 04 de fevereiro e as aulas iniciam no dia 18 de março. Neste caso, os instrumentos estudados serão: Bateria; Canto Lírico; Canto Popular; Contrabaixo Acústico; Contrabaixo Elétrico; Guitarra; Piano Erudito; Piano Popular; Teclado; Trombone; Trompa; Trompete; Violino; Viola e Violoncelo.

Teatro

Os Cursos de Qualificação Profissional em Iniciação Teatral (FIC) para alunos com idade entre 09 e 13 anos terão 36 vagas disponíveis nos Módulos I, II e III. Para alunos acima de 14 anos de idade, a área ofertará 60 vagas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de janeiro. As aulas iniciarão no dia 03 de março.

Já para o Curso Técnico de Nível Médio em Arte Dramática, serão oferecidas 15 vagas. O período de inscrições se estende até o dia 04 de fevereiro e as aulas terão início no dia 18 de março.  

Para mais informações, os candidatos devem acessar os sites www.basileufranca.com.br e www.cegecon.org.br, buscar a área de interesse e ler o edital, a fim de se inteirar de todas as especificidades de cada área.   

Sobre a Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França

A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França teve origem em 1967, na Escola de Artes Veiga Valle. A instituição possui como missão oferecer capacitação artística, desde o início até a formação superior, nas seguintes áreas: Arte Educação, Arte Inclusão, Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Superior de Tecnologia em Produção Cênica e Teatro. Atualmente, diversos grupos da Escola de Arte são reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Balé do Teatro-Escola Basileu França, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), dentre outros.