Basileu França apresenta “Ensaios coreográficos: do clássico ao contemporâneo”

Rosângela Porto

Projeto que reúne ensaios dos bailarinos será exibido nesta segunda-feira (28)

A Coordenação de Dança da Escola do Futuro em Artes Basileu França, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), dá continuidade às suas propostas de formação didático-pedagógicas, apresentando em nossos canais de comunicação “Ensaios Coreográficos: do clássico ao contemporâneo”, nesta segunda-feira (28), às 20h. A transmissão será feita pela fanpage @dancabasileufranca.  

O projeto reúne vários bailarinos que se dedicaram a ensaios em coreografias. Esses bailarinos tiveram contato virtual intensivo com coreógrafos e professores, a fim de aperfeiçoar técnicas. Posteriormente, no palco do Teatro-Escola Basileu França, fizeram as gravações, tão necessárias à excelência para pré-seleções em festivais. 

O bom desempenho dos bailarinos da Escola do Futuro em Artes Basileu França é tradicionalmente reconhecido, no Brasil e no exterior. Isso contribui grandiosamente para o êxito desses bailarinos.

Vale ressaltar que a transmissão online, assim como todas das demais áreas da Escola (Artes Visuais, Arte Educação, Arte e Inclusão, Circo, Dança, Música – incluindo os grupos sinfônicos, Produção Cênica e Teatro), são estritamente de cunho pedagógico. O objetivo, portanto, é promover e disseminar o processo de ensino e aprendizagem.

Sobre o Balé do Teatro-Escola

O Balé do Teatro-Escola Basileu França foi fundado em 2007 pela bailarina e professora Simone Malta, sendo dirigido também pela profissional. Consagrado por oferecer a jovens e adolescentes oportunidades para a formação e desenvolvimento profissional na área de Dança, o balé é destaque internacional, sendo solicitado, constantemente, para apresentações em aberturas de festivais no Brasil e em diversos outros países.

Dezenas de bailarinos são formados no ITEGO em Artes Basileu França e ganham destaque nos cenários nacional e internacional. Dessa forma, realizam sonhos por passarem a integrar as mais expressivas Companhias do mundo.

Desde 2012, os balés são produzidos pela Coordenação de Dança do ITEGO em Artes Basileu França. Neste ano, há a perspectiva de que possa haver a produção do 10º Balé de Repertório. 

O Balé do Teatro-Escola Basileu França conta com a parceria da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), que acompanhou a todos os balés de repertório produzidos. Os maestros regentes foram: Eliseu Ferreira, Jânio Matias e Eliel Ferreira.

Sobre o projeto “Conecta – Compartilhando Saberes”

O “Conecta – Compartilhando Saberes” é uma iniciativa da Produção Cultural e Comunicação do ITEGO em Artes Basileu França, que traz um novo formato de lives 100% virtuais para informar e entreter o público amante da Arte durante o período de distanciamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus.

Cabe salientar que o projeto “Conecta – Compartilhando Saberes” abrange a campanha “Arte Solidária”. Esta ação foi criada pela Associação de Pais e Mestres do Basileu França, com o apoio da Escola do Futuro em Artes Basileu França e visa arrecadar alimentos para beneficiar a classe artística, em que muitos se encontram em situação de vulnerabilidade por conta da crise provocada pela pandemia. As doações podem ser feitas no Basileu França, situado à Avenida Universitária nº 1750, no Setor Leste Universitário. Já para aqueles que pretendem se cadastrar e ser um(a) beneficiário(a) da campanha, basta acessar o seguinte endereço eletrônico: www.basileufranca.com.br/soulidario.

Sobre a Escola do Futuro em Artes Basileu França

A Escola do Futuro em Artes Basileu França teve origem em 1967, na Escola de Artes Veiga Valle. A instituição possui como missão oferecer capacitação artística, desde o início até a formação superior, nas seguintes áreas: Arte Educação, Arte Inclusão, Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Superior de Tecnologia em Produção Cênica e Teatro. Atualmente, diversos grupos da Escola de Arte são reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Balé do Teatro-Escola Basileu França, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), dentre outros.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS