Estar em Bento Gonçalves, é vivenciar o mundo do vinho e da imigração Italiana. Da entrada da cidade, e em qualquer lugar o visitante entende a formação das pessoas desta região.

Confira os principais pontos turísticos de Bento:

100_4117Pipa Pórtico – Localizada no acesso principal da cidade, o pórtico tem formato de pipa, medindo 17 metros de altura. O atual, foi construído em 1985, e é considerado o cartão de visita da cidade, substituindo o anterior que era de madeira.

Ainda, neste espaço, ao lado da Pipa Pórtico, está localizado o Posto de Informações Turísticas.

Via Del Vino – Localizada no centro da cidade. Abriga a vida social, cultural e econômica de Bento Gonçalves, e foi ao entorno dela em que a cidade se desenvolveu e concentra até hoje alguns dos prédios históricos.  Nela estão diversos estabelecimentos comerciais e bancos.

Palácio Municipal – Tem estilo arquitetônico neoclássico, e foi inaugurado em 20 de setembro de 1902. Está situado na Via Del Vino, no centro da cidade. Até o ano de 1935, funcionavam no prédio várias repartições públicas, entre elas a Escola Elementar General Bento Gonçalves da Silva, na qual estudou Ernesto Geisel, ex-presidente da República.

100_4115
Um dos leões que guarda a entrada da Igreja Cristo Rei

Igreja Cristo Rei – Edificada em estilo gótico moderno, foi inaugurada em 14 de novembro de 1954, levando cinco anos para ser construída. Numa das naves laterais está localizada a fonte de água benta, onde dois anjos seguram a pia sobre a qual está a torneira com a água . A obra é do escultor alemão Alfredo Staege.

Igreja São Bento – Construída toda em concreto, é uma homenagem aos imigrantes italianos e lembra a principal atividade da região a vitivinicultura. Já o altar e as portas são de madeira. Estas representam um barril e os bancos trazem gravada a simbologia da uva.

Monumento aos Imigrantes Italianos – Inaugurado em outubro de 2005, dentro das comemorações dos 130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. A escultura é de autoria do artista plástico Gustavo Nackle Neffa, sendo feita em bronze, e pesando 121 toneladas. O monumento homenageia o esforço e o trabalho de tantos homens e mulheres que dedicaram sua vida pra construir a cidade.

IMG_20140823_190503

Parque Temático Epopéia Italiana – Neste parque o visitante encontra a história da imigração Italiana contada em nove cenários com efeitos especiais de som e luz. No final da epopéia, todos são convidados para a degustação de vinho, suco de uva e biscoito colonial.

http://giordaniturismo.tempsite.ws/epopeiaitaliana/default.php

100_3258 MOD

Maria fumaça – O passeio atraia muitos turistas a Serra Gaúcha. Já na estação de Bento Gonçalves, o turista é recepcionado com a degustação de vinho. Nos 23 quilômetros de viagem, todos são entretidos com típicas italianas e gaúchas, que envolvem a dança, música, o teatro e a contação de história.

É necessário fazer reservas com antecedência.

http://giordaniturismo.tempsite.ws/mfumaca/default.html

100_4142Cooperativa Vinícola Aurora – A primeira vinícola de Bento Gonçalves a abrir suas portas ao público. Em seu roteiro, o visitante conhece os diversos procedimentos na elaboração de vinhos. No local a vinícola oferece degustação gratuita de toda a sua linha de produtos, e o visitante pode também realizar suas compras no varejo da empresa.

www.vinicolaaurora.com.br

(Patricia Finotti)