Aconchego ao pôr do sol

Estar em Bento Gonçalves é ter o sentimento de estar em casa, com memorias doces e fartas da casa da nonna, o cheiro da tradição que família de imigrantes italianos carrega. Além de não precisar de se preocupar em repetir, soletrar e explicar seu sobrenome.

Com forte referência a imigração italiana, a cidade dista 121 kms da capital Porto Alegre. Localizada na Serra Gaúcha, tem seu nome em homenagem ao general Bento Gonçalves da Silva, chefe da Revolução Farroupilha, ocorrida no Rio Grande do Sul de 1835 a 1845.

Relevo acidentado é marca da cidade.
Ruas ingremes marcam a cidade.

Acolhedora, bucólica e tranquila, essa é Bento. Além do bom vinho e farta gastronomia italiana, a cidade é uma gostosa e confortável opção, da região, principalmente para os amantes do ecoturismo.

Conhecida pelo título de ‘Capital Brasileira da Uva e do Vinho’, é também um importante polo moveleiro do Rio Grande do Sul, conhecido nacional e internacionalmente. Para os amantes de vinhos e do ecoturismo, Bento possui cinco rotas turísticas: Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Vale do Rio das Antas, Rota Cantinas Históricas e Encantos de Eulália.

L’América Shopping Center, um dos centro de compras da cidade.
L’América Shopping Center, um dos centro de compras da cidade.

Uma dica para conhecer a cidade e aproveitar suas comodidades, é ficar na região central. Assim, é possível realizar passeios à pé, conhecendo, a sua arquitetura e pontos turísticos. As ruas ingremes não impede o prazer do passeio. (Patricia Finotti)