100_4123
A guia fala sobre as principais uvas utilizadas

A Cooperativa Vinícola Aurora, está localizada na região central de Bento Gonçalves. Foi fundada em 1931 por 16 famílias de imigrantes europeus sob a forma de cooperativa, e atualmente tem um quadro muito maior de cooperativados.

É considerada a maior vinícola brasileira. Esta conquista, deve se a constante modernização de seu parque industrial, que utiliza equipamentos de alta tecnologia e rigorosos padrões de qualidade nos processos de produção, que vão desde a plantação das mudas de uva, ao engarrafamento do produto.

100_4128
Neste espaço foram feitas as primeiras degustações

A Vinícola Aurora também foi a primeira vinícola da cidade a abrir as portas ao público. Durante a visita, que é gratuita, o turista conhece as instalações da cooperativa, e acompanha o processo de elaboração do vinho.

O roteiro mostra os diversos procedimentos da arte de elaborar vinhos, percorrendo corredores com barris de carvalho, tanques de inox e pipas de madeira. Todo o trajeto é interligado por túneis, alguns subterrâneos.

100_4142
A degustação dos produtos comercializados é feita perto da fonte de vinho

Na Cave di Bacco ocorre uma degustação, que é gratuita, de produtos comercializados pela vinícola. Ao final, o visitante pode adquirir os produtos de fabricação da Aurora.

Premiação

A Cooperativa Vinícola Aurora tem diversas premiações internacionais.

Segundo sua assessoria de impressa, neste mês, a Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores divulgou a lista de 100 melhores vinhos do mundo, onde dois rótulos da vinícola integram o ranking. São o espumante Marcus James Brut, como sétimo melhor vinho do mundo, e o Aurora Brut, na 46ª posição.

100_4122
Alguns dos rótulos comercializados

No ano passado, o Aurora Moscatel foi vice-campeão internacional na categoria espumantes (56º lugar no ranking geral) e o Aurora Reserva Merlot 2011 (na 65ª posição) foi o melhor Merlot nessa relação mundial.

Para fazer esse levantamento, a associação levou em consideração as premiações conquistadas em 79 concursos internacionais, realizados no período um ano, nos cinco continentes. Ainda, leva-se em conta a importância relativa de cada concurso e a posição dos vinhos dentro de cada categoria.

www.vinicolaaurora.com.br