Nesta terça, 10/11, a cicloativista Gabriela Paula Silveira realiza palestra gratuita no Creci-GO sobre vencer paradigmas e usar a bike como meio de transporte em Goiânia. Iniciativa marca o lançamento do pedal Pedalando com os Colibris, marcado para 29 de novembro

Nos últimos cinco anos o uso da bicicleta como meio de transporte vem crescendo em Goiânia. A expectativa é que a adesão às “magrelas” para transitar pela cidade aumente, a partir do investimento da administração pública em ciclovias, ciclofaixas e vias de uso compartilhado, ou seja, as ciclorrotas. Mas, para tornar esta prática uma realidade, iniciativas de educação e conscientização ao público são importantes na formação de uma nova cultura urbana.

“Esta conscientização envolve as pessoas e as empresas. As pessoas precisam se dispor a vencer seus tabus e experimentar este modo de transporte. Já as empresas podem melhorar sua estrutura, disponibilizando chuveiros para receber seus colaboradores que chegam de bike ao trabalho”, sugere a arquiteta e urbanista, Gabriela Paula Silveira

Ela estará nesta terça-feira, 10 de novembro, falando com uma plateia de 400 pessoas sobre o assunto, às 19h, no auditório do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-GO) que, na oportunidade, lançará o projeto Pedalando com os Colibris – que visa estimular o uso da bike e a mobilidade urbana por meio de palestras e passeios ciclísticos. A entrada é gratuita, mas é preciso fazer incrição pelo link https://goo.gl/o17fie. Durante a palestra, a instituição também estará recebendo latas de leite em pó para a campanha de solidariedade de fim de ano.

Coordenadora do projeto Bike Anjo em Goiás, Organização Não Governamental originada em São Paulo, que incentiva pessoas a usarem a bicicleta como meio de transporte, Gabriela faz um trabalho voluntário de personal bike, que inclui ajudar as pessoas a vencerem bloqueios e tabus sobre este uso. “Por exemplo, se a pessoa quer ir de bicicleta ao trabalho, mas tem medo de violência ou da movimentação, nós vamos acompanhá-la e mostrar como vencer estas dificuldades”, diz.  A palestra tem entrada gratuita.

Gabriela também coordena o  projeto de mapeamento de rotas cicláveis na cidade e é autora do guia de como receber bem o usuário da bicicleta. Ela foi convidada pela instituição para fazer esta sensibilização, que é preparatória para um grande passeio ciclístico organizado pela instituição  para 29 de novembro, o projeto Pedalando com os Colibris. A palestra é aberta ao público que, na oportunidade, poderá fazer inscrição para o passeio ciclístico do dia 29/11.

“A bike é uma forma de melhorar não só sua própria vida no aspecto de saúde, mas toda uma sociedade, transformando a capital num lugar melhor para se viver, e principalmente com mais mobilidade no trânsito”, diz. O Bike Anjo chegou a Goiânia em março deste ano e já ajudou 218 pessoas entre adultos e crianças. A ONG conta com 25 personal bikers voluntários.

Pedalando com os Colibris

Projeto do Creci-GO, visa estimular o uso da bike e a mobilidade urbana por meio de palestras e passeios ciclísticos. A entidade promoverá o primeiro passeio ciclístico, no dia 29 de novembro, para cerca de 500 participantes, aberto à comunidade em geral. A iniciativa contará com apoio de 17 grupos ciclísticos, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), entre outros.

A conselheira e diretora pedagógica do Creci-GO, Margot de Castro Guimarães, explica que objetivo do projeto é envolver os profissionais imobiliários nesta nova cultura urbana que está chegando a Goiânia. Ela considera que a mobilidade urbana é um assunto que afeta a todos os cidadãos que vivem na cidade, mas, no caso dos corretores de imóveis, o tema afeta também seu dia a dia profissional. “Em cidades em crescimento como a nossa, a tendência é que a qualidade de vida se vincule a estes novos hábitos e as ciclovais, em pouco tempo, irão repercutir inclusive na valorização imobiliária”, diz. (Comunicação sem Fronteiras)

Serviço

Data: 10/11/2015 às 19horas

Lançamento do Projeto Pedalando com os Colibris com a palestra:  “Bicicleta é esporte, lazer e, também, modo de transporte”

Local –  auditório do Palácio dos Colibris (sede do Creci)

Endereço: Rua 56, nº390 Jd. Goiás