Evento reúne gastronomia (restaurante Komah), música, arte e tradições em dez horas de programação com oficinas, exposição, batalha de rap e DJ sets  
(Crédito: Eitan Rosenthal)
Para celebrar a relação entre a Coreia e Brasil, que abriga a maior população coreana fora de seu país, o Alto Bomra realiza o evento Bom Retiro Via Seul, no dia 27 de maio (das 12h às 22h). Em parceria com o Centro Cultural Hallyu, criado por um grupo de brasileiros e coreanos e com o intuito de divulgar a cultura coreana no Brasil, o projeto reúne música, arte, design, gastronomia, urbanismo, produção de TV, cultura pop e a valorização estética e tecnológica da Coreia atual. A programação é plural e direcionada para toda família, sem classificação etária.
O evento abre às 12h com um almoço do chef Paulo Schin, limitado a 400 serviços, do festejado restaurante Komah, na Barra Funda. Com uma cozinha pop-up no Alto Bomra, Schin promove uma experiência gastronômica genuinamente coreana. No menu, pratos como o Bulgogi (churrasco coreano) e, para os vegetarianos, o Japchae (macarrão de batata doce e legumes sortidos).
Curador musical do evento, Iuri Rio Branco abre a tarde com seu DJ set e dá o tom para o line-up, que conta com DJs Cesrv, Tahira, Mari Mats e Sants. O produtor de rap Wilsbife comanda o “Desafio Coreano”, uma batalha de rap, com artistas e convidados do seu selo VVS Ent.
Coreano residente em São Paulo, Kuki Jai Shina assina a curadoria e direção de arte do evento, que vai contar com a exposição “Ping-Pong Seul x SP”, com pintura comemorativa de Alex Senna e vídeos da cena do grafite na grande Seul. As obras são um convite aos artistas coreanos para amplificar o diálogo com os artistas nacionais.
Quem quiser mergulhar nas tradições que inspiram essa explosão criativa, pode participar das oficinas realizadas pelo Centro Cultural Hallyu: Jongie Jobgi (dobraduras de papel); Sho-ae (escrita de nomes ocidentais com alfabeto coreano); Hanbok (sabonetes artesanais com ingredientes naturais trazidos da Coreia); e Gyubang Gongar (costura tradicional e pulseiras trançadas de cordas).
Sobre o Alto Bomra
Espaço de eventos e convivência ao ar livre, voltado à cultura pop, música, moda e comportamento, que celebra o lifestyle e diversidade da cena cultural paulistana. O acesso é fácil, a 10 minutos a pé do metrô; são 1600 m2 de área com conforto e segurança; Fica num recanto charmoso do Bom Retiro – junto à linha dos trens, no 3o piso do Lombroso Fashion Mall, hub de atacado de moda com predominância de marcas coreanas. (Agência Lema)
Bom Retiro Via Seul @ Alto Bomra
Quando: 27 de maio de 2018 – Entrada Gratuita
Horário de funcionamento: das 12h às 22h
Almoço: das 12h às 16h (Limite de 400 serviços)
Oficinas oferecidas pelo Centro Cultural Hallyu
12:00/13:30 – Jongie Jobgi: dobraduras de papel com temas variados (flores, bichos etc)
13:30/15:00 – Sho-ae: escrita de nomes ocidentais com alfabeto coreano, seguindo a fonética
15:00/16:30 – Hanbok: workshop de sabonetes com materiais naturais, trazidos da Coreia
16:30/18:00 – Gyubang Gongar: costura tradicional / pulseiras trançadas de cordas da Coreia
18:00/19:00 – Jongie Jobgi: dobraduras de papel