A FAAP, que neste ano completa 70 anos, realiza em Brasília cursos de aperfeiçoamento e atualização.  

O curso Arte, Moda e Modernidade – que a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) está levando para Brasília neste ano – será realizado nos próximos dias 17 e 18 de fevereiro. O curso, que a princípio havia sido programado para o mês de janeiro, será apresentado pelo estilista e professor Lorenzo Merlino. O especialista já vestiu nomes como Maggie Gyllenhall, Kate Winslet, Kirsten Dunst e Hillary Duff.

A FAAP, que há sete décadas forma profissionais da mais alta competência, prevê outras iniciativas neste segmento. Para março, está agendado o curso denominado Cuidados Básicos com Coleções de Obras e Objetos de Arte, com a professora Maria Izabel Branco Ribeiro, doutora em História da Arte e diretora do Comitê Brasileiro do ICOM (International Council of Museums).

Além dele, há o curso Safari Urbano: Praticando o Coolhunting, com a consultora e professora de Tendências de Consumo, Lorena Borja, voltado para interpretar o comportamento do consumidor em termos de moda e estilo. “Estamos oferecendo para a capital federal cursos adequados ao perfil e às necessidades dos profissionais da região”, afirma  o coordenador da Pós-Graduação e Extensão da FAAP, Gley Fabiano Xavier.

Os cursos
Em Arte, Moda e Modernidade, o professor Lorenzo Merlino apresentará a relação entre moda e design como decorrência das mudanças na Arte e na Estética, a partir da segunda metade do século XIX. Para isso, discutirá os movimentos estéticos, suas características e propostas. Na pauta, Manet e o surgimento da arte moderna, arts and crafts e o surgimento do Design, haute-couture e a autonomia da Moda, impressionismo como primeira vanguarda artística, Chanel e a invenção do estilista, a dissociação da Moda e o fim da uniformização, entre outros temas.  O curso tem  duração de 9 horas, com aulas nos dias 17 e 18 de fevereiro.

Agendado para os dias 9 e 10 de março, o curso Cuidados Básicos com Coleções de Obras e Objetos de Arte é indicado para quem se interessa pelo tema ou coleciona obras de arte. Com nove horas de duração, o curso dará condições de conceituar tipos de coleções, compreender os processos de seleção e de reunião de objetos, além de entender a importância da conservação preventiva. O aluno também terá conhecimentos básicos de métodos para organizar os objetos de coleção.

O curso Safari Urbano: Praticando o Coolhunting, previsto para iniciar em 17 de março, também com 9 horas de duração, tem como objetivo contribuir para que os   profissionais interpretem  os sinais nas ruas que indicam comportamento de consumo, com a finalidade de focar o  estudo, o planejamento e o desenvolvimento de produtos ou conteúdos de branding. Para isso, haverá, além de aulas expositivas, exercícios práticos de captação de sinais e imagens em vias públicas. O safari urbano é uma prática do Coolhunting que vem da Antropologia, utilizada para a observação e o trabalho de campo como ponto de partida de análise de comportamento.

Parceria antiga
A história da FAAP em Brasília tem mais de duas décadas. Desde 1995, a Fundação realiza exposições na cidade em parceria com importantes instituições, como o Ministério das Relações Exteriores, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF), entre outros.

Em 2011, organizou uma das exposições mais emblemáticas: “Mulheres, Artistas e Brasileiras”, a convite do Palácio do Planalto, reunindo cerca de 80 obras, entre pinturas, gravuras, desenhos, tapeçarias, esculturas e objetos produzidos ao longo do século XX. Entre as obras, “Abaporu”, da artista Tarsila do Amaral, que recebeu visitas ilustres como a do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e da primeira-dama Michelle Obama.

A FAAP também foi pioneira ao formar na capital federal gestores públicos por meio de seu curso de pós-graduação em Gerente de Cidade, apresentando as mais modernas ferramentas de gestão municipal.

A FAAP Brasília está situada no Setor Bancário Sul, Quadra 2, lote 15 (Edifício Prime, sala 608/609). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Mais informações pelo telefone (61) 3223-3120, pelo e-mail faapbrasilia@faap.br ou pelo site http://cursos.faap.br/bsb (WN&P COMUNICAÇÃO)

FAAP Brasília – cursos com inscrições abertas
Cursos:

  • Arte, Moda e Modernidade – 17 e 18/02/2017
  • Cuidados Básicos com Coleções de Obras e Objetos de Arte – 9 e 10/03/2017
  • Safari Urbano: praticando o coolhunting – 17 e 18/03/2017

Local: FAAP Brasília
Endereço: Setor Bancário Sul, Quadra 2, lote 15 (Edifício Prime, sala 608/609)
Informações: (61) 3223-3120 / e-mail faapbrasilia@faap.br
Site: http://cursos.faap.br/bsb