Por »Cacilda Leão Ferreira Alves para Patricia Finotti Opinião

Brasília tem inúmeros pontos turísticos, mas quando sirvo de guia para visitantes que não conhecem a capital, escolho os meus preferidos, nesta ordem:

– CATEDRAL METROPOLITANA NOSSA SENHORA DA APARECIDA 

Projetada por Oscar Niemayer foi o primeiro monumento criado em Brasília. Na praça de acesso ao templo, encontram-se quatro esculturas em bronze com 3 metros de altura, representando os evangelistas de Alfredo Ceschiatti.

100_3852– PALÁCIO DO ITAMARATY

É a sede das Relações Exteriores. A sua frente, sobre a água está o “Meteoro” de mármore que representa os cincos continentes. Possui uma visita guiada muito interessante.

 

– PALÁCIO DO PLANALTO100_3888

Abriga a sede do Poder Executivo, lugar de trabalho da Presidente da República.

 

100_3894– PALÁCIO DA ALVORADA

É uma das residências oficiais da Presidência do País e uma das mais importantes edificações do modernismo arquitetônico.

 

 

– IGREJA DOM BOSCO

Um templo belíssimo, com seus mosaicos azulados e arquitetura moderna. Um lustre central de duas toneladas compõe o cenário.

– TEMPLO DA BOA VONTADE

Templo da Paz, como também é conhecido o monumento, destaca-se na rota turística da capital federal por ser uma das Sete Maravilhas de Brasília. Templo ecumênico aberto 24 horas para todos os povos, respeitando a sua crença, etnia e filosofia de vida.

– MEMORIAL JK100_3890

Localizado em um dos pontos mais altos de Brasília, o Memorial JK foi construído no espaço em que foi celebrada a primeira missa em Brasília. Recomenda-se visita guiada.

– PANTEÃO DA PÁTRIA TANCREDO NEVES

Foi criado para homenagear os heróis nacionais, ou seja, aqueles brasileiros que possuíram ideais de liberdade e democracia.

100_3910– MUSEU NACIONAL DE BRASÍLIA

O Museu Nacional é integrante do Conjunto Cultural da República. É um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes.

 

 

– ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRINCHA

Está localizado na região administrativa do Distrito Federal e é um estádio de futebol e arena multiuso.

– PLANETÁRIO DE BRASÍLIA

Após 16 anos fechado o Planetário de Brasília reabre as suas portas para receber os cidadãos, turistas e alunos em busca de um conhecimento maior sobre o Universo.

– PONTÃO DO LAGO SUL

É um dos lugares para quem busca diversão e tranquilidade em Brasília.

– LAGO PARANOÁ

É um dos mais atrativos pontos turísticos para os habitantes, pois ajuda a amenizar a seca da cidade.

– JARDIM ZOOLÓGICO DE BRASÍLIA

Foi inaugurado em 1957, antes mesmo da capital do Brasil. O parque ocupa uma área de 139.75 hectares e conta com diversas espécies de animais.

– JARDIM BOTÂNICO DE BRASÍLIA

O primeiro Jardim Botânico do Brasil de ecossistema predominante de cerrado.

– CONGRESSO NACIONAL100_3887

O prédio que abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal é um marco arquitetônico da Capital da República e está de portas abertas para receber visitantes interessados em conhecer um pouco mais sobre o Poder Legislativo brasileiro. Visita guiada.

– TORRE DE TV DE BRASÍLIA

É um projeto de Lúcio Costa que alia o lazer à funcionalidade. Além de funcionar como uma torre de televisão, o local oferece aos turistas uma tradicional feira de artesanato e um mirante a 75 m que dá ao visitante uma incrível vista da cidade.

Brasília está crescendo cada dia mais e entrando na rota do turismo brasileiro. Como a cidade não é muito grande, dois dias são suficientes para conhecer com calma. Sejam bem-vindos à Brasília!

11390215_10204055359295355_2793738838449994823_n» Natural de Rio Verde, e graduada em Ciências Sociais, Cacilda Leão Ferreira Alves, é casada, tem três filhos e três netos. Trabalhou no Ministério da Saúde até se aposentar em 2003.  Mora em Brasília desde 1980, e sabe bem aproveitar os melhores momentos da vida. Pratica yoga, pilates, e muito de Inglês em suas viagens.