100_3820

Por »Cacilda Leão Ferreira Alves para Patricia Finotti Opinião

De acordo com o ranking global de Qualidade de Vida 2015 da Consultoria de Recursos Humanos Mercer, Brasília é o melhor lugar do país para se viver. A capital ocupa a 107ª posição da pesquisa que lista 230 cidades classificadas em comparação a Nova York.

Inaugurada em 21 de abril de 1960, a capital do país teve sua fundação associando o nome de Dom Bosco à evocação de Um Sonho Profético, segundo a imprensa brasileira e estrangeira da época.

Setenta e sete anos depois do sonho foi inaugurada, no Planalto Central, a nova capital federal, exatamente dentro do intervalo de coordenadas geográficas mencionadas na visão de Bom Bosco e emoldurada pelo Lago Paranoá. O texto do sonho de Dom Bosco está exposto na porta da Ermida, o primeiro templo erguido em Brasília.

            Brasília foi chamada ao longo de décadas como “cidade sem alma”, “ilha da fantasia” e “cidade monumental”. Seu povo, tem fama de ser frio, mas isso não é verdade. Por ser um local de moradores originários de todo o país, no começo o relacionamento é feito com cautela. Depois, com o tempo, a gente começa a se agrupar com colegas de trabalho, da academia, pais dos amigos de filhos.

Sobre os políticos, é muito injusto o preconceito que relaciona o povo da cidade à eles. Afinal, o Distrito Federal tem poucos políticos da região. Todos os outros vêm de outros estados.

O grande ponto a favor da cidade é a qualidade de vida. Brasília é bonita, arborizada, limpa e sempre florida. O ar não é poluído e a prática de esportes é muito comum, pois o brasiliense se exercita muito. A vida cultural é boa e sempre tem o que fazer. Moramos numa capital com acesso a tudo, com as vantagens e características de uma cidade grande do interior.

11390215_10204055359295355_2793738838449994823_n» Natural de Rio Verde, e graduada em Ciências Sociais, Cacilda Leão Ferreira Alves, é casada, tem três filhos e três netos. Trabalhou no Ministério da Saúde até se aposentar em 2003.  Mora em Brasília desde 1980, e sabe bem aproveitar os melhores momentos da vida. Pratica yoga, pilates, e muito de Inglês em suas viagens.