Acordo prevê maior acessibilidade às obras e a manutenção do Laboratório de Conservação e Restauro, referência no reparo em plástico

 

A Braskem, maior petroquímica das Américas, dá continuidade à parceria com a Pinacoteca de São Paulo e mantém o apoio ao Laboratório de Conservação e Restauro do museu. Para 2016, o patrocínio também será estendido ao restauro de obras do Parque Jardim da Luz, possibilitando a inclusão de novos conteúdos sobre essas peças em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) no aplicativo do acervo da Pinacoteca.

Patrocinado pela Braskem desde 2015, o Núcleo de Conservação e Restauro é referência na revitalização de trabalhos feitos em plástico e possui o único laboratório do país que conta com um especialista no restauro de peças com essa matéria-prima. No primeiro ano, a parceria permitiu restaurar 162 obras do acervo do museu mais antigo da capital paulista.

Além de dar continuidade às atividades desenvolvidas pelo laboratório, a Braskem apoiará a revitalização de esculturas do Parque Jardim da Luz e a ampliação da acessibilidade a estas obras. A Pinacoteca fará a inclusão de novas peças de arte em seu aplicativo, que está disponível para download em dispositivos móveis com sistema IOS ou Android, e oferecerá o conteúdo sobre as esculturas em LIBRAS. O aplicativo, lançado em 2014, possui áudios explicativos de seis obras produzidos a partir da fala dos curadores da Pinacoteca.

“Temos orgulho em poder patrocinar a iniciativa do Laboratório de Conservação e Restauro que se conecta tão bem ao nosso propósito, de que a química e o plástico melhoram a vida das pessoas. Neste caso, a partir do uso do plástico na recuperação do patrimônio cultural. O trabalho do laboratório permite a preservação do universo das artes plásticas como consequência do aprofundamento do conhecimento, impulsionando o desenvolvimento humano, um dos principais eixos de nossa atuação cultural”, destaca Claudia Bocciardi, diretora de Marketing da Braskem.