Projeto desenvolvido pela organização De Umbiguinho a Umbigão está no Buriti Shopping de 7 a 12 de outubro, das 16h às 19h30, com entrada gratuita. Programação inclui brincadeiras como corrida no saco, pique esconde e amarelinha

brincar-como-antigamente-credito-fernando-dantas
(crédito: Fernando Dantas)

O projeto “Brincar como Antigamente”, realizado pela organização De Umbiguinho a Umbigão, está no Buriti Shopping, de 7 a 12 de outubro, das 16h às 19h30, dentro da programação do Mês das Crianças, com entrada gratuita. Voltado para crianças de 4 a 10 anos de idade, o projeto tem o objetivo de oferecer momentos do verdadeiro brincar, por meio de atividades que podem ser, até então, pouco conhecidas para essa nova geração. Em ambiente amplo e adaptado, monitores interagem com as crianças durante uma tarde, com brincadeiras como corrida com ovo na colher, corrida no saco, pique esconde, amarelinha, “barra manteiga”, cantigas e até mesmo confecção de brinquedos antigos. Para a psicóloga e idealizadora da organização De Umbiguinho a Umbigão, Karla Cerávolo, o projeto oferece contato com outras crianças e proporciona uma experiência, longe dos aparelhos eletrônicos. A brincadeira, de certa forma, também se torna uma coisa séria, pois é capaz de atuar efetivamente no desenvolvimento infantil, por meio troca de olhares, contato, sorrisos, afetos, o que muitas vezes só as brincadeiras transmitem.

“Nossas crianças estão com suas agendas muito cheias, correndo como adultos entre uma atividade e outra. Pouco é proporcionado a elas diante de tanta tecnologia. Mais olho no olho, menos eletrônicos. Menos individualidade e mais guerrinhas de travesseiro. Menos fones de ouvido e mais pega-pega. A intenção é que as brincadeiras não fiquem somente na memória. É ensinar às crianças a magia do verdadeiro brincar”, enfatiza Karla. (Voltz Comunicação)