Kalyne Menezes

Com um tom mais literário, podcast já falou sobre o Casarão dos Gonzaga e em como alguns idosos se relacionam com os sentimentos

Lançado na última semana pelo projeto Antes do Ponto Final, o podcast Janelas conta histórias de pessoas e de lugares tendo como linguagem um tom mais literário. Disponível no Spotify, o podcast tem como objetivo falar de situações cotidianas vividas por todos nós sob diferentes perspectivas. 

No episódio de estreia, o podcast falou do Casarão dos Gonzaga, prédio histórico de Caldas Novas, Goiás, e das artesãs que trabalham no lugar. Já o segundo episódio, aborda a relação dos idosos com alguns sentimentos, como amor, saudade e futuro.

Com uma linguagem simples, Janelas pretende falar sobretudo de humanidade e de como nós nos relacionamos com os lugares, as histórias de outras pessoas e outros aspectos que permeiam a existência humana. Cada episódio tem duração de 15 a 20 minutos e vai ao ar às terças-feiras, pela manhã. Eles são apresentados pela fundadora e produtora do projeto Antes do Ponto Final, Kalyne Menezes.

O projeto

O Antes do Ponto Final é um projeto colaborativo de cultura digital que trabalha com histórias sobre pessoas e lugares, contadas por meio de crônicas, vídeos e podcasts. O projeto também atua na divulgação da cultura goiana, por meio de matérias jornalísticas e de difusão dos projetos e apresentações artísticas, atuando como um instrumento para democratizar e apoiar a cultura no Estado de Goiás.

“Costumo dizer que é um projeto sobre gente porque fala do nosso sentimento em relação à vida, ao afeto, aos lugares, às pessoas”, enfatiza Kalyne Menezes, fundadora e produtora do site. Além do podcast, o projeto também irá desenvolver ao longo de 2020 outras iniciativas culturais, como o lançamento de e-books gratuitos e a participação de colaboradores selecionados em edital e que vão abordar temas culturais ligados ao cinema, cultura geek, LGBTQI+, cultura negra, literatura, dentre outros.

Para abrigar esse conteúdo, o Antes do Ponto Final conta um site 100% acessível para cegos, surdos, daltônicos e pessoas com dificuldade de leitura e compreensão de textos. A acessibilidade do site teve apoio da Rybená – libras e voz – e do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (Edital de Fomento às Demandas Culturais 2018), que apoia todas as etapas do projeto em 2020.

Serviço 

O que? Podcast Janelas

Como acessar?

Pelo Spotify: https://open.spotify.com/show/2q1IU1qn328rgLcX7VTAoJ

Pelo site do projeto: https://antesdopontofinal.com.br/podcasts/