HDT Comunicação

Internada há mais de 60 dias na enfermaria do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), a paciente Maria Dgiana Nascimento foi surpreendida com uma pequena homenagem ao seu aniversário de 45 anos. Em longa permanência hospitalar, Maria foi a protagonista da iniciativa que celebra o aniversário dos pacientes quando a data coincide com o período de internação. Durante a comemoração, a paciente recebeu a surpresa com balões coloridos, o canto do parabéns e uma lembrancinha.

Organizada pelo setor de Reabilitação da unidade, por meio do serviço de Terapia Ocupacional (T.O), a homenagem faz parte de diversas ações de humanização para os pacientes internados no hospital. De acordo com a terapeuta ocupacional do HDT, Marilda Polônio, a ação é uma iniciativa da T.O para proporcionar aos pacientes momentos de interação com a equipe. “É um ato muito significativo no processo de internações prolongadas. A Maria é uma paciente que está internada há mais de 60 dias. Casos como esses têm propensão a gerar sofrimento mental, como estresse, solidão, angústia e medo. Nossa iniciativa visa proporcionar momentos de acolhimento, alegria, adaptação ao ambiente e amenizar o impacto do processo de hospitalização desses pacientes”, destaca Marilda.

A T.O, Jackeline do Vale, responsável técnica do serviço, complementou acerca do bem estar que essas ações trazem aos pacientes. “A comemoração simbólica do aniversário dos pacientes dentro do hospital resgata a vivência de atividades socioculturais externas rompidas pelo processo de hospitalização, promovendo socialização e bem estar biopsicossocial no contexto hospitalar”, pontuou. 

Agradecida com a lembrança e com a ação, Maria reforçou a importância destes momentos para os pacientes internados. “É com muita gratidão no coração que falou da importância de ações como essa. A gente sente claramente o amor e a dedicação de toda a equipe de profissionais do HDT. Eles me ajudam a ter uma internação mais calma, me levam para fazer passeios ao ar livre, tiram fotos comigo, conversam sobre os mais diversos assuntos. Meu sentimento é de muito respeito e amor. Obrigada a todos que não deixaram meu aniversário passar em branco”, disse a paciente.