Amanda Costa

“Infrações Éticas e as respectivas sanções no Processo Ético Disciplinar” é o tema da palestra que será ministrada pelo presidente do Tribunal de Ética da OAB/GO, Dr. Samuel Balduíno, na UNIALFA. O evento vai acontecer nesta sexta-feira, (13/09), no auditório do Bloco D – unidade Perimetral, em dois horários: 09h30 e 20h30. A entrada é franca!

São deveres de um advogado atuar com destemor, independência, honestidade, decoro, veracidade e boa-fé. Tudo isso e muito mais está previsto no Código de Ética do profissional de Direito. Esse Código dita as regras de conduta que vão regulamentar o exercício da profissão do ponto de vista da moral. A inobservância das condutas descritas nele é passível de punição. Por exemplo, a censura é uma sanção que representa a censura oficial da conduta do advogado, a qual será analisada e julgada.

Quer saber mais sobre as infrações éticas profissionais do advogado? Então participe da palestra: “Infrações Éticas e as Respectivas Sanções no Processo Ético Disciplinar”. Ela será ministrada pelo presidente do Tribunal de Ética da OAB/GO, Dr. Samuel Balduíno, nesta sexta-feira, (13/09) e é aberto tanto para estudantes quanto para a comunidade externa em geral.

Segundo o palestrante não se tem um controle estatístico sobre quais são as principais infrações éticas dos advogados no estado de Goiás. “A capitulação da conduta somente ocorre no final do processo. Após julgamento em terceira instância. De forma que empiricamente podemos dizer que captação indevida e locupletamento são as condutas mais autuadas”, explica.

É grande a expectativa do presidente do Tribunal de Ética da OAB/GO tratar o tema com os acadêmicos do curso de Direito. Pois, é uma oportunidade de levar conhecimento e assim auxiliar na sedimentação da boa advocacia. Para que no futuro evite-se a aplicação de punições aos profissionais da área jurídica. Dr. Samuel Balduíno vai abordar em sua palestra as três sanções possíveis: censura, suspensão e exclusão. “Penso em falar da gravidade da exclusão que é a pena capital no processo ético e deve ser tratada com parcimônia”, finaliza.

SERVIÇOS – Palestra: “Infrações Éticas e as respectivas sanções no Processo Ético Disciplinar”

Quando: 13/09 (sexta-feira);

Onde: auditório do Bloco D (Unidade Perimetral) – UNIALFA;

Horários: 09h30 e 20h30;

Mais informações: (62) 3272-5110.