IMG_2450

Na manhã desta sexta-feira (29 de abril), os colaboradores do Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT/HAA), participaram de duas ações voltadas para a saúde e bem-estar. Para lembrar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado em 26 de abril e o Dia Mundial da Atividade Física, no dia 06 de abril, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) da unidade, promoveu palestra sobre a hipertensão com a enfermeira auditora da Unimed Goiânia, Marta Jorge e em seguida uma aula de axé com o professor Fábio Batista dos Santos Júnior, no auditório da unidade.

A enfermeira Marta iniciou a palestra explicando o que é a hipertensão arterial – uma doença caracterizada pela alta pressão que o sangue exerce para se movimentar nas artérias – e enfatizou as causas, fatores que podem causar a doença, como obesidade, consumo de sal em excesso, sedentarismo, etc., além de consequências da patologia e o tratamento adequado. Ela alertou para todos terem uma alimentação saudável, comer legumes, verduras e frutas e praticar exercício físico.

Em seguida, o professor Fábio ministrou aula de axé e desafiou os presentes a se movimentarem ao som das músicas que fizeram sucesso no carnaval, como Pisadinha e Metralhadora. Enquanto os colaboradores dançavam, Fábio lembrou que a atividade além de prazerosa é um exercício físico que, como todos os outros, é um remédio contra o estresse e gera muitos benefícios à saude, como melhora no humor, na sensação de bem-estar.

Para a colaboradora Carla Amaral, as duas ações foram muito proveitosas. “Sanei algumas dúvidas e aprendi mais sobre a pressão alta. E dançar foi maravilhoso”, disse. Segundo a enfermeira do trabalho, integrante do Sesmt, Míriam Andrade, o objetivo foi atingido. “O colaborador pôde participar ativamente das ações. Conseguimos a interação entre as pessoas”, analisou Míriam. (Bastidores  – Assessoria de Comunicação)