HMI Comunicação

Servidoras do setor de Qualidade do Instituto de Gestão e Humanização (IGH) – organização social que gere o Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) -, estiveram nos dias 10 e 11 de dezembro (quinta e sexta-feira), na unidade, para divulgar as políticas institucionais da organização social.

Além de passar as orientações a todos os colaboradores da unidade, conversando com pequenos grupos de cada vez, os painéis com as explicações de cada item da política institucional foram instalados no corredor do hospital, onde ficarão expostos. “Assim, cada vez que o colaborador passar pelo corredor, verá os painéis e se lembrará das diretrizes do IGH”, afirmou a assistente de Qualidade, Marcela Amorim.

Foram expostos painéis com nove diretrizes: Política de Gestão da Qualidade; da Comunicação Institucional; de Gestão de Pessoas; de Gestão de Custos; de Consentimento Informado e Esclarecido; de Gestão da Informação; de Gestão Ambiental; de Gestão de Fornecedores e Segurança do Paciente. As profissionais da Qualidade também divulgaram a décima política que é do Cuidado Paliativo. “Essa divulgação junto aos colaboradores tem como objetivo orientá-los e conscientizá-los do exercício de suas funções de acordo com os parâmetros da instituição, valorizando a ética e a busca da eficiência”, destacou a analista de Qualidade, Silvana Magalhães.

“É importante que todos nós possamos conhecer e entender as diretrizes. Tomar ciência dos processos dentro da instituição, pois eles são todos interligados, o que acaba refletindo não apenas no relacionamento entre os colaboradores, como também na segurança do paciente”, disse a enfermeira Lílian Fernandes – coordenadora do Núcleo Interno de Segurança do Paciente (NISP).

“Quando todos conhecem os principais alicerces do Instituto, a linguagem utilizada nos setores e operações é padronizada, o que garante um melhor entendimento e o alinhamento no dia a dia. O objetivo é que todos caminhem juntos em busca de resultados de excelência”, ressaltou a diretora técnica do HMI, Cristiane Carvalho.