Concurso será realizado pela primeira vez em duas cidades do Estado: Goiânia e Aparecida de Goiânia. 39 botecos participantes devem apresentar suas receitas com cereais para garantir o prêmio de melhor boteco de Goiás

Os amantes de boteco de Goiânia e Aparecida de Goiânia podem se preparar para um mês do melhor da culinária de raiz. A 10ª edição do Comida di Buteco, que a partir deste ano é considerado Comida di Buteco Goiás, será realizado de 14 de abril a 14 de maio de 2017, com a participação de 39 botecos das duas cidades goianas (32 de Goiânia e 7 de Aparecida de Goiânia – LISTA COMPLETA ABAIXO). Para compor os petiscos, os donos de botecos tiveram de optar por algum cereal para integrar a receita, seguindo a temática CEREAIS, definida pela organização do concurso e com o objetivo de estimular a pesquisa da cultura gastronômica, a criatividade e a pluralidade no uso de recursos e ingredientes e histórias.

A proposta do concurso, que está em sua 18ª edição nacional, é de transformar vidas através da cozinha de raiz e estimular os pequenos estabelecimentos às novas criações, cumprindo assim um importante papel de fomento à cultura gastronômica de boteco. São 18 anos de histórias de vidas transformadas pela força de um evento que mobiliza milhões de pessoas, em 20 cidades do Brasil. O boteco vencedor de Goiás será conhecido na festa Saideira, prevista para o dia 29 de maio de 2017, em Goiânia. O campeão ainda participará da etapa nacional que vai eleger o melhor o boteco do Brasil, entre todos os ganhadores dos Estados participantes.

Dinâmica do concurso
O Comida di Buteco não é festival. É um concurso! Cada participante cria um tira-gosto para concorrer. O público e um corpo de jurados têm de visitar os botecos, provar e votar. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados, de 1 a 10, o tira-gosto (70% da pontuação), o atendimento (10%), a higiene do local (10%) e a temperatura da bebida servida (10%). O voto do júri vale 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 20 cidades e também do 1º Campeão Nacional.

Perfil dos botecos escolhidos
A organização do Comida di Buteco escolhe para participar do concurso os botecos considerados ‘espontâneos’. Trata-se daquele boteco em que o proprietário, obrigatoriamente, administra o negócio; sua história e seu dia a dia comungam com a identidade do dono, que na maioria das vezes conta com a força de trabalho de mais pessoas da sua família. O boteco espontâneo não faz parte de uma rede ou franquia de marca. Em 2017, pelo segundo ano consecutivo, os petiscos terão o preço máximo de R$ 25,90, desafiando os butecos a serem criativos e acessíveis, não perdendo uma de suas características mais importantes: serem democráticos.

Mapa nacional da botecagem
O Comida di Buteco 2017 trará mais de 500 receitas inéditas, em botecos de 20 cidades. São elas:
Goiânia (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), Uberlândia (MG), Poços de Caldas (MG), Vale do Aço (Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano – MG), São Paulo (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Belém (PA), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR). (Voltz Comunicação)

Serviço:
Concurso Comida di Buteco 2017
Período: 14 de abril a 14 de maio
Local: 39 botecos em Goiânia e Aparecida de Goiânia
Mais informações: www.comidadibuteco.com.br