Daniel Agrela, autor do principal guia em português da rota de Compostela, dará uma oficina em julho na Capital paulista. Vagas são limitadas

“O Caminho de Santiago não é uma viagem. É um projeto de vida”. É assim que o jornalista Daniel Agrela define a rota milenar de Compostela. Autor de “O Guia do Viajante do Caminho de Santiago”, principal guia brasileiro sobre o tema, Agrela ministrará em julho a primeira oficina presencial lançada no Brasil para quem quer percorrer os 800 quilômetros ao norte da Espanha.

Oficina para Formação de Peregrinos ocorrerá em 02/0709/07 e 16/07, cada dia com duração de 4 horas. “O objetivo é detalhar as informações sobre o Caminho de Santiago para que o peregrino possa aproveitar ao máximo esse período sabático.  Como é sabido, a viagem tem uma complexidade: é preciso, em média, 30 dias para percorrer todas as etapas. Para isso, é preciso estar preparado”, explica Agrela que já realizou duas vezes o Caminho.

De acordo com ele, o curso abordará temas de grande preocupação dos interessados em fazer o Caminho. São eles: planejamento financeiro para realizar a viagem, como é o dia a dia, em que época do ano ir, onde dormir, qual a melhor forma de se alimentar,  o que levar na mochila, além de diversas questões relacionadas à segurança e  infraestrutura do trajeto.

Caminhada preparatória

No último dia da oficina os participantes poderão ter a experiência de sentir um pouco do que encontrarão no Caminho de Santiago. “Faremos uma caminhada preparatória de 9km em área de Mata Atlântica preservada em São Paulo. O objetivo é dar dicas práticas de como enfrentar os muito quilômetros diários da rota de Compostela, além de apresentar um pouco da atmosfera que se pode sentir na peregrinação”, comenta Agrela. (Digital Trix Comunicação)

Serviço:

Oficina para Formação de Peregrinos

Datas: 02/07, 09/07 e 16/07

Valor: R$ 585,00

Inscrições: www.oficinaparaperegrinos.com

Sobre o Caminho – O Caminho de Santiago começou a fazer história quando, há doze séculos, foram encontrados os restos mortais do apóstolo Tiago – que hoje estão depositados na igreja da cidade de Santiago de Compostela. Para se percorrer esse caminho, o itinerário mais famoso, que inclusive é destaque no livro que a Editora Évora está lançando, é o denominado Caminho Francês. Ele recebe a maioria dos peregrinos vindos do continente europeu e chega a Santiago atravessando o nordeste da Espanha. Em 1987, esse trajeto foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu e, mais tarde, Patrimônio da Humanidade. Hoje deixou de ser um roteiro percorrido apenas por religiosos e passou a fazer parte do destino de pessoas que, independente de sexo, casta ou status social percebem que as diferenças da vida cotidiana deixam de existir e no Caminho tornam-se iguais.

Sobre o autor

Daniel Agrela é viajante profissional. Formado em jornalismo, iniciou sua vida de mochileiro em 2002. Apaixonado por viajar e escrever usa o faro de repórter para descobrir novas culturas pelo mundo e as retrata em seus textos. De todos os destinos já explorados por ele, o mais marcante e revelador foi à rota de Compostela, motivo pelo qual O Guia do Viajante do Caminho de Santiago – uma vida em 30 dias é seu livro de estreia. Percorreu o Caminho de Santiago (Caminho Francês) duas vezes.

É criador da maior comunidade sobre a rota no Facebook, com mais de 53 mil pessoas:www.facebook.com/OCaminhodeSantiago