Cuidados com a pele durante o Carnaval
A poucos dias do Carnaval, uma das maiores festas do mundo, muitas pessoas já começaram a preparação para aproveitar os dias da folia. Esse período do ano tão aguardado é ideal para gastar energia, dançar, pular, cantar e se divertir. Mas é importante não deixar de lado alguns cuidados. Para ajudá-la a cuidar da saúde, beleza e bem-estar durante o feriado de Carnaval, o médico Adriano Loyola, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO) selecionou dez dicas preciosas que manterão seu cabelo, corpo e pele bem tratados e exuberantes.
 
Estatísticas 
A pele é o maior órgão do corpo humano e o câncer nessa região é o mais frequente no Brasil, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2016 é de 175.760 novos casos de câncer de pele, sendo 80.850 homens e 94.910 mulheres. Se for detectado precocemente, apresenta altos percentuais de cura. Apesar disso, o dado mais recente indica que pelo menos 1.802 morreram em decorrência da doença no Brasil, sendo a maioria de homens. (Palavra Comunicação)
10 Dicas para curtir o Carnaval sem descuidar da saúde
1. Filtro solar – Como a maioria das pessoas que moram no Brasil tem pele oleosa ou mista, procure um filtro solar oil free ou em gel, com fator de proteção (FPS) 30. O ideal é passar o filtro de 20 a 30 minutos antes da exposição solar e reaplicar o produto a cada duas horas, enquanto estiver em contato direto com o sol. Não se esqueça de proteger as orelhas, pescoço, colo, mãos e dorso dos pés. Dê preferência a filtros que sejam resistentes à água, se você for nadar ou ficar muito tempo na água. É importante que o produto tenha também uma ação hidratante e antioxidante, como a vitamina E. Evite o sol entre 10h e 16h. Este período é quando o sol está mais forte e prejudicial.
2. Filtro solar labial – Não podemos esquecer esta delicada área. É importante ficar atento às bebidas com limão, por exemplo, que em contato com o sol podem manchar e queimar a pele ao redor dos lábios. Lembre-se sempre de proteger e lavar bem os lábios.
 
3. Óculos, chapéus e bonés – Assim como alguns tipos de roupas especiais, eles ajudam a filtrar os raios ultravioleta (UV) e garantem uma proteção solar ainda maior para seu cabelo e pele no carnaval.
4. Água termal – Repõe água, sais minerais e oligoelementos do corpo, promovendo a hidratação da pele durante a exposição solar, além de acalmar sua pele e evitar aquela sensação de ressecamento. Uma dica: guarde a água termal na geladeira e só retire quando for sair de casa. Sua pele irá agradecer!
 
5. Loções hidratantes e calmantes pós-sol – Exagerou no sol? Sua pele está ardida? Use e abuse de loções calmantes com aloe vera, alfa bisabolol e muito (muito mesmo!) hidratante, pois sua pele precisa dele para se recompor. Dê preferência aos hidratantes a base de óleo de semente de uva, de amêndoas doces, de macadâmia, dentre outros. Isso ajuda a manter a saúde da pele no carnaval.
6. Cabelos – Use sempre máscaras que contenham filtro solar e depois da folia hidrate bastante seus fios. Algumas borrifadas de água termal também são excelentes! Não se esqueça de tomar uma chuveirada de água doce para tirar o sal ou cloro e, em seguida, repassar o protetor.
7. Limpeza – Ao chegar em casa, é hora de cuidar da pele, e o cansaço não é motivo para pular as etapas de tratamento. Retire totalmente a maquiagem com removedor específico, dando atenção especial à área dos olhos, por ser mais sensível e delicada. Em seguida, lave o rosto com sabonete facial. Lembre-se que as muitas horas passadas na rua deixaram excesso de impurezas e resíduos na pele. Em seguida, aplique o tônico adstringente. Finalize com o hidratante indicado ao seu tipo de pele, e descanse, pois no dia seguinte tem mais diversão.
 
8. Bateu uma preguiça? – Se você já está quase deitada e não têm ânimo para fazer uma limpeza adequada para a sua pele no carnaval, pelo menos use lencinhos demaquilantes. Deixe-os na mesa de cabeceira da cama e assim não terá desculpas para dormir de maquiagem.
 
9. Hidrate-se – A combinação de calor, álcool e exercício físico (dança, caminhada) causa uma grande desidratação. O álcool é diurético, então não adianta beber mais cerveja para tentar se hidratar. É preciso, preferencialmente, água. Água de coco e suco também podem ser utilizados.Beba muito líquido durante o dia. Dois a três litros de água podem fazer milagres pela sua pele no carnaval ou em qualquer época!
10. Alimentação – Não deixe de fazer um café da manhã reforçado antes de sair de casa ou hotel. Aposte em frutas, leite, pão, cereais, queijo ou ovo.Para ter maior saciedade e evitar qualquer problema de ordem digestiva, faça refeições fracionadas”, indica a nutricionista. Não pule refeições ou fique horas sem comer.  Uma dieta balanceada e variada, composta por frutas, verduras, legumes e grãos também reflete, e muito, na saúde e beleza da sua pele.