Goiânia terá rodadas duplas e pode definir campeões.

unnamed-1
(crédito: Ricardo Santos/VGCOM)

O SuperBike Brasil acaba de divulgar a programação completa da 8ª etapa do campeonato, que será realizada neste final de semana, entre os dias 11, 12 e 13 de novembro, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Além de ser a única prova do calendário 2016 disputada na região Centro-Oeste do país, ela terá mais um grande diferencial. O evento abre a reta final da competição e as categorias principais – SuperBike e SuperSport – terão rodadas duplas. Ou seja, emoção em dobro para os pilotos e também para quem fica na torcida. Assim, neste domingo (13), a pista da capital goiana receberá os melhores competidores do país em nove largadas programadas ao longo de todo o dia.

Mas as movimentações no Autódromo Ayrton Senna iniciam ainda na sexta-feira. O dia abre a etapa com a realização dos treinos livres cronometrados. Todos os pilotos das 18 categorias terão até três sessões para se adaptar à pista e fazer os ajustes necessários em suas motos. A previsão é de calor, chegando à casa dos 30 graus, com possibilidades elevadas de chuva.

No dia seguinte, no sábado, a emoção aumenta com a disputa dos treinos classificatórios. As categorias de até 500 cilindradas terão três sessões e os grids de largada serão formados com base no acumulado dos melhores tempos. Já as categorias SuperBike, SuperSport e SuperBike Light farão duas sessões que classificarão os mais rápidos para a disputa da SuperPole. Nela, não haverá oportunidades para erros. Os competidores terão que fazer o seu melhor para, em poucas voltas, cravar o tempo mais rápido e tentar garantir a pole.

E todo o trabalho realizado ao longo destes dois dias será colocado à prova no domingo, quando os pilotos alinharão para a 8ª e penúltima etapa do SuperBike Brasil. A programação do dia começa com a garotada de categoria-escola Honda Junior Cup. Os jovens talentos, com idade entre oito e 16 anos, vão para a pista com suas motos Honda CG 160cc a partir das 9h28.

Em seguida é a vez dos pilotos de elite do motociclismo nacional se encaminharem para o grid. A primeira bateria da categoria SuperBike tem início às 10h13, com a volta de apresentação. E a expectativa é de disputas bastante acirradas. O argentino Diego Pierluigi (#84), da equipe BMW Motorrad Alex Barros Racing, tentará buscar sua terceira vitória consecutiva no campeonato. Já para Danilo Lewis (#17), da Tecfil Racing Team, a prova pode significar a manutenção da liderança no classificatório geral e para o atual campeão, Diego Faustino (#68), da Honda, a chance de tomar a ponta pela primeira vez neste ano.

O dia de corridas em Goiânia tem andamento com a primeira bateria da categoria SuperSport às 11h08. Eric Granado (#51), da Granado Sport Team, é o grande nome com as motos de 600 cm³ de cilindrada. O piloto paulistano – que disputa o Europeu de Moto2 – venceu as cinco corridas que participou no SuperBike Brasil e lidera o campeonato. Já seu maior adversário é Maximiliano Gerardo (#41), da equipe Motonil Motors. O jovem uruguaio está 10 pontos atrás na tabela e ainda sonha em levar para o seu país o título de campeão brasileiro.

Finalizada a manhã, o período da tarde inicia com o grid conjunto composto pelas categorias SuperStreet e Yamaha R3 Cup. Os irmãos Kawakami – Eliton (#27) e Meikon (#83) – prometem novamente voltar a acelerar forte e protagonizar uma bela disputa pela liderança. Porém, desta vez a corrida terá a participação de um europeu entre as feras brasileiras. O holandês Quentin Koers, de 16 anos, estará nessa disputada e poderá adicionar ainda mais emoção à corrida. A largada da categoria multimarcas de 300cc está prevista para as 12h03.

E a 8ª etapa do SuperBike Brasil não para por aí. Os pilotos da SuperBike retornam à pista, às 13h10, para a realização da segunda bateria que encerra a briga pelos 50 pontos disponíveis em solo goiano. Em seguida é a vez das verdinhas da Copa Kawasaki Ninja 300 darem o seu show no Autódromo Internacional Ayrton Senna. A disputa pela liderança da categoria está pegando fogo. Sandro Paganelli (#64), da equipe Paganelli Racing, viu sua vantagem ser reduzida e agora está apenas um ponto à frente de Fernando Santos (#234), da Tecfil Racing Team, que vem em sua cola. A largada está marcada para as 14h08.

Na sequência, a partir das 15h, as disputas ficam por conta dos pilotos da SuperBike Light. E o título da temporada 2016 pode ser definido com uma rodada de antecedência. Rodrigo Calmon Dazzi (#146), da equipe Indus Giromoto Ello, tem 44 pontos de vantagem para o segundo colocado e precisa apenas encerrar a prova entre os nove primeiros para garantir o campeonato sem depender do resultado dos adversários.

A programação da etapa de Goiânia terá ainda mais duas largadas. Os pilotos da SuperSport iniciam sua segunda bateria a partir das 15h51 e, para fechar o dia, a categoria Copa Honda CBR 500R entra na pista às 16h42. (VGCOM)

Confira abaixo o horário dos grids de largada da 8ª etapa do SuperBike Brasil, rodada realizada neste domingo (13) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO):

9h28 – Honda Junior Cup

10h13 – SuperBike (1ª corrida)

11h08 – SuperSport (1ª corrida)

12h03 – SuperStreet/Yamaha R3 Cup

13h10 – SuperBike (2ª corrida)

14h08 – Copa Kawasaki Ninja 300

15h00 – SuperBike Light

15h51 – SuperSport (2ª corrida)

16h42 – Copa Honda CBR 500R

SERVIÇO:

8ª etapa do SuperBike Brasil

Quando: entre os 11 e 13 de novembro

Onde: Autódromo Internacional Ayrton Senna

Endereço: Rodovia GO-02, km 04, Parque Lozandes, Goiânia (GO)

Ingressos de paddock:  R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Arquibancada gratuita

Mais informações: acesse superbike.com.br