Com presença do youtuber Thiago Boca, atividades encerram o Festival Córtex com exposições, oficinas, conferências e torneio de robótica

O fim de semana será voltado à cultura digital e ao empreendedorismo no Aparecida Shopping. No sábado, 1º, das 10h às 16h, acontecerá o Spark Day, um encontro de empreendedorismo e inovação, com presença do youtuber Thiago Boca, da consultora de imagem Jhessica Brandão e os criadores de aplicativos de celular Matheus Ferraz e Rauhe Abdulhamid.

Com entrada gratuita e aberto ao público, o evento é voltado para quem curte tecnologia, quer aprender um pouco mais sobre a influência da internet na vida das pessoas e das empresas, e ainda sobre  a importância da imagem pessoal no trabalho e no cotidiano.

Antes disso, na sexta-feira, 31, acontece o Encontro da Cultura Digital, das 10h às 21h, no Piso 1 do Aparecida Shopping. Na programação, tem o torneio de robótica do Sesi, com participação de cerca de 100 alunos na disputa, que envolve concepção, construção e utilização de robôs. Haverá também exposição de esculturas para modelagem em 3D da Escola Saga de Goiânia; mostra do Museu Cora Coralina, com projeções e fotos em 360°; e Encontro Regional Centro-Sul da Associação Brasileira de Cibercultura (ABCiber). 

O evento gratuito busca fomentar a cultura digital em seus diversos campos de aplicação, como design, arte, tecnologia, audiovisual, games, mídias digitais, robótica, economia e trabalho.

Personalidades e oficinas

O youtuber Thiago Boca é criador da Escola de Influenciadores de Goiânia. Recentemente, um vídeo dele, em que uma idosa  tenta apagar uma tatuagem com bucha e sabão, viralizou na internet alcançando 30 milhões de visualizações, chegando a ser exibido na TV em rede nacional. Em sua palestra, Thiago dará dicas para quem deseja se tornar um youtuber e ganhar dinheiro com vídeos no ambiente virtual.

A consultora de imagem Jhessica Brandão, que também possui forte presença na internet, apresentará um workshop sobre desenvolvimento pessoal, com dicas para melhorar a autoestima e apresentar um visual adequado durante entrevistas de emprego e outras ocasiões.

Matheus Ferraz é criador de um aplicativo para gestão de serviços domésticos. Já Rauhe Abdulhamid criou o Pequi Mecânico da Universidade Federal Goiás (UFG) e o robô de inspeção VXM, que detecta irregularidades em tubulações de água, esgoto e gás. Os dois falarão de forma interativa sobre a 4ª Revolução Industrial com o tema “Você: 4.0”.

Festival Córtex

Realizado pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia, o “Festival Córtex: Experiências Digitais” promoveu, durante todo o mês de agosto, a cultura digital em Aparecida de Goiânia, com atividades em diversos pontos da cidade. A proposta foi refletir o tema, por meio de experimentações e integrações sociais, permeando os diversos campos de cultura digital, com atuação aberta à comunidade e alcance em todos os níveis de formação. (AFG Comunicação)

Programação

Encontro Cultura Digital:

31/08 – sexta-feira

10h às 21h: Exposição Experiências Digitais (Espaço Coworking)

10h às 15h: Torneio de Robótica Sesi (Praça de Eventos)

13h às 21h: 1º Encontro Centro-Sul da ABCiber (Espaço Cultural)

Spark Day:

01/09 – sábado (Espaço Cultural)

10h: abertura

10h30: Palestra “Desenvolvimento Pessoal”, com Jhéssica Brandão

11h30: Palestra “Como ser um Influenciador”, com Thiago Boca

14h: Palestra “Você 4.0: Indústria 4.0, Inteligência artificial, Big Data,

Aprendizado de Máquina”, com Matheus Ferraz e Rauhe Abdulhamid

16h: Apresentação Aparecida Shopping

16h10: Apresentação Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec)