Secult Goiás

(divulgação)

Literatura infantil encenada ganha espaço na internet. A iniciativa da Secult Goiás proporciona opção de entretenimento para as crianças, no período de distanciamento social.

Sucesso de público na Biblioteca Infantil do Centro Cultural Oscar Niemeyer, a literatura infantil encenada pela atriz Pollyana Bento, que vem lotando o miniteatro desde fevereiro, será realizada online, durante o período de isolamento social para a prevenção contra o coronavírus. A iniciativa é do Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult Goiás).

O primeiro vídeo, com a encenação do livro “Gordon, O Gato do Celeiro”, já está disponível no canal da Secult Goiás, no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=wudcj067yTM). A obra de Lyndsey Amott, traduzida para a língua portuguesa e adaptada por Ruth Marschalek Nascimento e ilustrada por Marek Szal, conta a história de Gordon, o gato do celeiro, que vasculha os arredores da fazenda para solucionar o sumiço do café da manhã. O livro compõe uma coleção de histórias interativas, onde a criança vê os bichinhos se movimentando ao longo das páginas.

De acordo com o secretário de Cultura, Adriano Baldy, a ideia é adaptar para a internet tudo o que for possível. “Contação de histórias, shows, monólogos teatrais. Levaremos cultura, arte e entretenimento a crianças e adultos”, comenta.

A atriz Pollyana Bento é bacharel e licenciada pela Universidade Federal de Goiás. Atua na área teatral há 23 anos, como atriz, produtora, professora e diretora teatral, com um repertório de mais de 15 espetáculos apresentados de sua autoria e direção.