Quando e como iniciar a alimentação do bebê? O que e como oferecer? O que fazer nos casos de engasgos? Essas e outras dúvidas serão esclarecidas pela fonoaudióloga Marianna Barros, durante o Curso de Introdução Alimentar para Bebês, no próximo domingo, dia 24, às 15h30, no Clube Jaó. O encontro integra a programação do II Encontro de Bebês de Goiânia, realizado na mesma data, de 13h30 às 17h30, e que reunirá 80 bebês – e suas respectivas mães.

Além de ensinar o beabá da introdução dos alimentos, Marianna abordará também o tão em voga método BLW (Baby Lead Weaning). Criado pela consultora em saúde Gill Rapley, a técnica defende que os bebês com mais de seis meses — período em que começa a introdução de sólidos na dieta — alimentem a si mesmos, com as mãos, estabelecendo o próprio ritmo para a refeição.

Quem é adepto diz que, além de a criança desenvolver autonomia, evita que os pais precisem carregar para todo lado as papinhas. Por fim, haverá o debate sobre a Relação alimentação x comunicação. “Os mesmos órgãos utilizados para a alimentação são utilizados para a fala. Por isso é importante o bebê se alimentar corretamente, fortalecendo a musculatura orofacial e cervical. Isso propicia o desenvolvimento da fala adequado, da dentição, do crescimento crâniofacial harmônico e funcional. Sem contar que o momento da alimentação é um momento de interação, imprescindível para a criança estimular a linguagem, adquirir novo vocabulário, experimentar novos estímulos, exercitar o cumprimento de regras, sentir-se inserido na família e etc. Fortalece todo o sistema muscular e trabalha as articulações do bebê”, detalha a especialista.

Sobre o Encontro de Bebês

O Encontro de Bebês de Goiânia surgiu do interesse de uma das organizadoras em promover a socialização de seu filho com outras crianças da mesma faixa etária. O intuito era reunir um pequeno grupo de mães para realizarem encontros mensais para que seus bebês pudessem interagir e criar relações de amizades entre si, já que grande parte das mães de “primeira viagem” não tem contato com outras pessoas com bebês.

O I Encontro de Bebês aconteceu em março do ano passado e reuniu 36 mães com seus bebês, de idade entre 5 meses a 2 anos. Foram promovidas palestras com odontopediatra e nutricionista, além de aula de dança para interação das mamães. A estreia foi um sucesso absoluto e superou todas as expectativas da organização, que finalizou o evento já com uma lista de reserva para o próximo encontro. (Andrea Regis Gestão de Comunicação)