Juliana Junqueira

A programação semanal do Centro Cultural Oscar Niemeyer, unidade da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult Goiás), começa na hoje, 12, às 18h30, com uma prática de danças circulares sagradas com o focalizador e coreógrafo argentino Pablo Scornik. O evento, promovido pela Tríade Dança Circular, com o apoio do governo estadual, por meio da Secretaria de Cultura, é público e gratuito, aberto a homens e mulheres de qualquer idade.  

As Danças Circulares Sagradas são consideradas uma forma de meditação ativa, com efeitos comprovados para a saúde e o ambiente social. Melhoram o equilíbrio, a coordenação motora, a lateralidade, a autoestima, a conexão corpo-mente, promovem inclusão, autoconhecimento, bom convívio social, estimulando ações cooperativas. Devido a esses benefícios, a prática hoje vem sendo adotada por escolas, empresas e está incluída entre as PICs pelo Ministério da Saúde, sendo adotada em unidades do SUS.  

Também na quinta-feira, às 19 horas, acontece mais uma aula do projeto Yoga na Rua com a professora estagiária Iara Nogueira. A atividade é gratuita e, para participar, basta trazer um tapetinho e ser pontual.

No sábado, 14, a Biblioteca Infantil oferece uma programação diversificada para toda a família. Às 11 horas, a pedagoga Cintya Calisto Souza ministra uma oficina de papercraft, onde os participantes vão aprender a fazer bonequinhos de papel inspirados em personagens da animação Toy Story.  A atividade é gratuita e para participar basta trazer tesoura.

Às 14h30, acontece uma sessão de contação de histórias com o grupo Gwaya, da Universidade Federal de Goiás. Os participantes do grupo foram agraciados em abril deste ano com o Troféu Baobá, uma das premiações mais importantes do país oferecido a personalidades da arte narrativa, escritores e editoras, que com suas práticas fortalecem as artes literárias e narrativas, contribuindo para a valorização do livro, e despertam o gosto pela tradição oral. 

O principal objetivo do grupo Gwaya é atender a comunidade em sua necessidade de incentivar a formação de leitores críticos capazes de construírem seu próprio gosto pelas obras literárias, com atividades de apresentações de sessões de histórias e cursos para formação de multiplicadores.

E para fechar a semana, no domingo, 15, o quinteto de cordas da Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta às 19 horas, no terraço do prédio principal do CCON, o Concerto da Lua Cheia com obras de Haendel, Tchaikovsky e Piazzola. A entrada é franca.

SERVIÇOS

Danças sagradas com Pablo Scornik

Data: 12 de setembro (quinta-feira)

Horário: 18h30

Local: Esplanada do Centro Cultural Oscar Niemeyer

Participação gratuita

Mais informações: 98158-7793

Projeto Yoga na Rua

Data: 12 de setembro (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Esplanada do Centro Cultural Oscar Niemeyer

Participação gratuita

Oficina de Papercraft

Data: 14 de setembro (sábado)

Horário: 11h

Local: Biblioteca Infantil (1º andar)

Participação gratuita – trazer tesoura

Contação de histórias com grupo Gwaya

Data: 14 de setembro (sábado)

Horário: 14h30

Local: Biblioteca Infantil (1º andar)

Participação gratuita

Quinteto de cordas da Filarmônica de Goiás

Data: 15 de setembro

Horário: 19h

Local: Terraço do prédio principal do CCON

Participação gratuita