Debate sobre demandas do bairro, oficina de tipografia e criação de zine reúnem moradores do Setor Pedro neste fim de semana

Atividades são promovidas gratuitamente pelo Casa Fora de Casa com objetivo de integrar comunidade e repensar formas de ocupação urbana

(Créditos: Gabriella Oliveira)

O fim de semana está movimentado no Setor Pedro Ludovico, com a agenda cheia de atividades gratuitas oferecidas pelo projeto Casa Fora de Casa – Táticas Urbanas. No sábado, a Oficina de Bairro reúne moradores com intuito de levantar demandas e ideias para a região, uma das mais antigas em ocupação de Goiânia. No mesmo dia, está programada uma aula de tipografia e, no domingo, será a primeira etapa da confecção de um zine. As atividades de sábado serão no Jardim Botânico, e domingo, no Arcano. (Veja informações e horários abaixo).

As ações fazem parte de um amplo programa para incentivar a comunidade a ocupar e a repensar o Setor Pedro Ludovico, conforme explica a arquiteta Carol Farias, que junto com o comunicólogo português André Gonçalves, idealizou o Casa Fora de Casa – Táticas Urbanas. O projeto começou em março e está em sua segunda edição, depois de passar pelo Setor Sul. “Propusemos várias ações de reconhecimento dos locais e, agora, com a Oficina de Bairro, iniciamos a fase de levantamento de ideias: o objetivo é integrar a comunidade, conhecer as demandas e pensar em soluções para supri-las, que podem, inclusive ser realizadas nas próximas atividades da agenda”.

Nas próximas semanas, estão programadas oficinas de mobiliário urbano, agrofloresta – que consiste em experiências de plantio harmônico de hortaliças, frutíferas e espécies florestais –, oficinas de rotas para pedestres, ciclistas e sinalização, entre várias outras que podem ser conferidas no site http://casaforade.casa/.

Publique seu bairro

Durante a oficina, os participantes vão produzir zines com conteúdo sobre o bairro, com o objetivo de, por meio da comunicação, fortalecer a cultura “do it yourself” (“faça você mesmo”), como forma de empoderamento comunitário. Atividades serão feitas em sala e na rua, para levantamento de conteúdo e distribuição do material produzido. A atividade será em dois domingos, 8 e 22, no Arcano, das 9 horas ao meio-dia, com classificação etária indicativa a partir de 14 anos. Endereço: R. 1026, nº 112, St. Pedro Ludovico.

SOBRE O CASA FORA DE CASA – TÁTICAS URBANAS

Depois de uma primeira edição de sucesso no Setor Sul, o projeto Casa Fora de Casa – Táticas Urbanas chegou ao Setor Pedro Ludovico. De 2 de março a 5 de maio, o bairro é palco de diversas atividades envolvendo, principalmente, moradores da região.  A programação contempla encontros com a comunidade, mapeamento colaborativo das potencialidades e fragilidades do bairro, levantamento de ideias e propostas, execução de algumas delas por meio de oficinas artísticas e atividades culturais estimulando experiências de uso desses espaços.

Casa Fora de Casa Táticas Urbanas é idealizado pela urbanista e arquiteta Carol Farias e pelo comunicólogo português André Gonçalves, fundadores do estúdio Sobreurbana. O casal é o elo entre diferentes profissionais que desejam transformar a cidade através de laboratórios de arquitetura pública, comunicação e da promoção cultural. Para esta edição, o Setor Pedro Ludovico foi escolhido como foco por sua relevância histórica e geográfica na capital goianiense, sendo o 5º mais populoso da cidade, com quase 25 mil habitantes. No início da história da capital, o bairro foi, por muito tempo, destino de moradores que não dispunham de muitos recursos para se alojar no centro. Hoje, a forte especulação imobiliária provoca um processo de gentrificação no bairro.

“O Setor Pedro já foi um bairro onde as pessoas usufruíam mais dos seus espaços públicos. Hoje, isso está diminuindo: não só pela má condição das ruas, ausência de calçadas ou calçadas em mau estado, falta de bancos e outras amenidades, mas também pela questão da insegurança, da violência e do trânsito. Esperamos, ao fim, levar as pessoas a questionar esses problemas e a envolverem-se ativamente na busca de soluções, e assim contribuir para um bairro mais informado, tolerante, crítico e participativo”, acrescenta Carol. (Luciana Nunes)

SERVIÇO

OFICINA DE BAIRRO

DATA: Dia 7, Sábado

HORÁRIO: 9 às 18 horas

LOCAL: Jardim Botânico

Entrada franca.

OFICINA DE TIPOGRAFIA

DATA: Dias 7 ou 14 de abril, sábado.

HORÁRIO: 13 às 18 horas

LOCAL: Jardim Botânico

Classificação etária: 14 anos

Entrada Franca

OFICINA PUBLIQUE SEU ZINE

DATA: Dias 8 e 22, domingo.

HORÁRIO: 9 às 12 horas

LOCAL: O Arcano, R. 1026, nº 112, St. Pedro Ludovico.

Classificação etária: 14 anos

Entrada Franca

 

Anote:

Casa Fora de Casa – Táticas

Urbanas / Viva Setor Pedro

De 2 de Março a 5 de Maio

Saiba mais pelo site www.casaforade.casa e pelas

redes sociais@casaforadecasa

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS