Deriva do Bem explora Jardim Botânico neste sábado (17)

Atividade promovida pelo projeto Casa Fora de Casa incentiva incentiva expedição fotográfica no maior parque de Goiânia

(divulgação / Deriva do Bem)

Na correria cotidiana, é difícil encontrar tempo para apreciar o que está em nossa volta. Para mudar esse cenário, a Deriva do Bem realiza, desde 2008, expedições fotográficas a pé pelos bairros, com o objetivo de promover o encontro entre as pessoas e a sua cidade, utilizando a fotografia e o vídeo como forma de expressão da memória. A próxima edição é neste sábado (17), das 8 horas ao meio-dia, no Jardim Botânico, dentro da programação do projeto Casa Fora de Casa – Táticas Urbanas. A entrada é franca.

A atividade é aberta a participantes de todas as faixas etárias e não é necessário câmera profissional. “A proposta é de contemplação, observação e fotografia, podendo ser feitas até mesmo com celulares. Além de observarmos a natureza, vamos explorar o entorno do parque também”, explica o idealizador da Deriva do Bem, o professor universitário Bráulio Ferreira.

Criada como uma disciplina do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Deriva do Bem cresceu e extrapolou os limites da instituição de ensino. Hoje, apesar de ser uma atividade informal, já chegou a reunir mais de 200 participantes em edições realizadas em Goiânia e na cidade de Goiás.

Estimular olhar a cidade com outros olhos é, justamente, um dos motes do projeto Casa Fora de Casa – Táticas Urbanas, razão pela qual a Deriva do Bem integra a ampla agenda de programação que vai até o início de maio – todas no Setor Pedro Ludovico. “No Setor Pedro, grande parte da população mora ali há muitos anos mas a grande maioria não conhece o Jardim Botânico. Temos uma equipe trabalhando no terreno e realizando entrevistas com moradores. Até ao momento, mais de 60% dos entrevistados admitiu nunca ter frequentado, ou frequentar muito raramente o Jardim Botânico. É um dado bem curioso, tendo em conta que os goianienses adoram parques e de este se tratar do maior e um dos mais importantes da cidade. Por que será? Pela falta de segurança? Preconceito? Falta de infraestrutura? O projeto visa levar a comunidade a entender as causas e encontrar soluções para esses desafios”, afirma André Gonçalves, um dos idealizadores.

SOBRE O CASA FORA DE CASA – TÁTICAS URBANAS

Depois de uma primeira edição de sucesso no Setor Sul, o projeto Casa Fora de Casa – Táticas Urbanas chegou ao Setor Pedro Ludovico. De 2 de março a 5 de maio, o bairro é palco de diversas atividades envolvendo, principalmente, moradores da região.  A programação contempla encontros com a comunidade, mapeamento colaborativo das potencialidades e fragilidades do bairro, levantamento de ideias e propostas, execução de algumas delas por meio de oficinas artísticas e atividades culturais estimulando experiências de uso desses espaços.

Casa Fora de Casa Táticas Urbanas é idealizado pela urbanista e arquiteta Carol Farias e pelo comunicólogo português André Gonçalves, fundadores do estúdio Sobreurbana. O casal é o elo entre diferentes profissionais que desejam transformar a cidade através de laboratórios de arquitetura pública, comunicação e da promoção cultural. Para esta edição, o Setor Pedro Ludovico foi escolhido como foco por sua relevância histórica e geográfica na capital goianiense, sendo o 5º mais populoso da cidade, com quase 25 mil habitantes. No início da história da capital, o bairro foi, por muito tempo, destino de moradores que não dispunham de muitos recursos para se alojar no centro. Hoje, a forte especulação imobiliária provoca um processo de gentrificação no bairro.

“O Setor Pedro já foi um bairro onde as pessoas usufruíam mais dos seus espaços públicos. Hoje, isso está diminuindo: não só pela má condição das ruas, ausência de calçadas ou calçadas em mau estado, falta de bancos e outras amenidades, mas também pela questão da insegurança, da violência e do trânsito. Esperamos, ao fim, levar as pessoas a questionar esses problemas e a envolverem-se ativamente na busca de soluções, e assim contribuir para um bairro mais informado, tolerante, crítico e participativo”, acrescenta Carol. (Lilian Cury)

SERVIÇO

Deriva do Bem – Jardim Botânico

Data: sábado, 17 de março

Horário: 8 às 12 horas

Local: concentração em frente à sede do Jardim Botânico, Setor Pedro Ludovico, Goiânia.

Entrada franca.

Classificação etária: livre

 

Anote:

Casa Fora de Casa – Táticas

Urbanas / Viva Setor Pedro

De 2 de Março a 5 de Maio

Saiba mais pelo site www.casaforade.casa e pelas

redes sociais @casaforadecasa

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS