Dia Internacional da Menina é marcado por programação especial na cidade de Codó – Maranhão

Data busca maior visibilidade acerca da igualdade de gênero

O Dia Internacional da Menina chega a sua sexta comemoração em 11 de outubro (próxima quarta-feira). A data tem como objetivo promover uma maior consciência da sociedade acerca da desigualdade de gênero e os problemas que afetam globalmente a vida das meninas, e foi estabelecida em 2012 pela ONU após atuação incisiva da Plan International. Em celebração ao Dia Internacional da Menina, a cidade de Codó será marcada por atividades da ação #MeninasOcupam.

A ação #MeninasOcupam, que faz parte do movimento global “Por Ser Menina” tem como objetivo chamar atenção da população e do poder público, visando a igualdade de gênero desde a primeira infância, promovendo o desenvolvimento integral de meninos e meninas, assegurando o exercício dos seus direitos – e contribuindo para uma realidade com maior igualdade de gênero, redução dos índices de violências, pobreza, casamento infantil, gravidez precoce, evasão escolar entre tantas outras realidades

Na região dos Cocais a ação terá como objetivo principal promover a participação ativa de meninas em espaços de tomadas de decisão que ampliem estratégias e mitigação de problemas que afetam suas vidas.

Foi criado um portfólio de ações, planos e encaminhamentos que serão ‘despachados’ juntos aos governantes de cada localidade. Nesse sentido, as meninas irão liderar uma agenda de encaminhamentos e solicitações para que projetos e políticas, já ‘conquistados’ em momentos anteriores, sejam efetivados na prática – realizando indicações para que os governos incluam em sua pauta de prioridades as demandas das meninas. Nesse sentindo teremos:

11 de outubro: Prefeita Municipal de Codó (Késia da Silva e Silva, 14) – A menina apresentará um portfólio (Dia municipal da menina, Lei municipal de enfrentamento ao Bullying, Plano Municipal de Enfretamento ao Trabalho Infantil, Esboço do Plano Municipal da Primeira Infância, Carta de petição das meninas de 2012, Declaração das meninas do Brasil)

Prefeita Municipal de Timbiras (Antônia Marcelina Rodrigues Silva, 14) – A indicação para que seja submetida à câmara das Leis de Enfretamento ao Bullying, Dia da menina e outras demandas

Prefeita Municipal de Peritoró (Aline Brandão do Nascimento, 16) – A Indicação para que seja submetida à câmara das Leis de Enfretamento ao Bullying, Dia da menina e outras demandas

Secretaria de Educação de Codó (Mariana Rodrigues Bezerra, 14) – Convocatório expedida a todas as escolas municipais (e particulares como sugestão) da maratona de assinaturas contra o Bullying e cobrar providências sobre a lei em questão.

12 de outubro: Seminário Igualdade de Gênero é Problema Seu – Espaço liderado/conduzido pelas meninas, desde o planejamento e execução, com a prestação de contas de todas as ações da Plan International em fomento à igualdade de Gênero e o movimento Global Por ser Menina, desde 2012. A palestrante magna será a menina Késia Silva, 16 anos, abordando sua trajetória, experiência e engajamento com o movimento das meninas. O evento será realizado na UFMA das 9h ao meio dia e contará com alunos/as, profissionais do poder público, da educação e membros das comunidades. (Agência Lema)

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS