Peter Gabriel 3_00 

Após dois bons, e irregulares, álbuns em que procurava seguir um caminho próprio e se afastar da sonoridade do Genesis, Peter Gabriel chegou ao ponto que tanto ansiava com o seu terceiro disco, também chamado “Peter Gabriel” – conhecido como “3” ou “Melt” – e lançado em 1980.

download

Um projeto ambicioso, inovador e criativo que se tornou um marco na carreira musical de Peter Gabriel. Ao adornar suas melodias europeias com ricos e instigantes ritmos africanos, ele se firmava como um artista único e rompia definitivamente sua ligação estilística com seu antigo grupo.

.

TAMBORES TRIBAIS E POLÍTICA

O Lado 1 do álbum emenda uma sequência alucinante de sedução ritmada a começar com Intruder e sua batida envolvente por conta de Phil Collins. Segue No Self Control que pode ser considerada como uma canção-manifesto da direção musical escolhida por Gabriel. I Don’t Remember – com sua faixa introdutória Start – e Family Snapshotcompletam esta série de tirar o fôlego do mais tranquilo dos mortais.

Peter Gabriel 3_01

O Lado 2 é aberto com uma canção antiguerra, Games without Frontiers, na qual ouvimos a sexy voz de Kate Bushrepetir em francês: “Jeux sans frontièrs”. Not One of Us retoma o ritmo alucinante do primeiro lado. Para encerrar mais política em Biko que fala sobre o ativista sul-africano Stephen Biko morto na cadeia pela polícia em 1977, época em que a África do Sul ainda vivia sob o regime racista conhecido como Apartheid.

A primeira obra prima de Peter Gabriel conta ainda com um excelente time de convidados: Kate Bush, Phil Collins,Robert Fripp e Peter Weller, entre outros. (Paulo Fernandes para Rockontro)

 

FAIXAS

Todas as faixas compostas por Peter Gabriel.

Lado 1

1) Intruder
2) No Self Control
3) Start
4) I Don’t Remember
5) Family Snapshot
6) And Through the Wire

Lado 2

1) Games Without Frontiers
2) Not One of Us
3) Lead a Normal Life
4) Biko