Juliana Carnevalli

O Goiânia Shopping é o primeiro shopping do Brasil a criar vagas de estacionamento exclusivas para autistas. A novidade foi lançada nessa terça-feira, dia 23, na presença de integrantes do projeto TEAmamos, voltado para famílias, educadores e profissionais que convivem com crianças e adolescentes dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA). São duas vagas localizadas no estacionamento G1, ao lado da sala do Valet, próximas ao acesso às lojas. A ideia é oferecer mais conforto e acolhimento às famílias. 

O gerente de Marketing do Goiânia Shopping, José Neto, destaca que a iniciativa pioneira do Brasil vem reforçar como essas famílias são importantes para o shopping. “Sabemos que os autistas podem, por lei, fazer uso das vagas preferenciais. Mas queríamos, de alguma forma, mostrar a essas famílias como elas são importantes para nós. Por isso, tivemos a ideia de criar duas vagas exclusivas, com uma comunicação visual lúdica, colorida e emocional. Nosso desejo, agora, é que ação inspire outros locais a também olharem com mais empatia para as necessidades dos diversos públicos que acolhemos.” 

Mãe de criança autista e integrante do projeto TEAmamos, Amanda Menezes Ferro diz que a iniciativa das vagas exclusivas fez com que ela se sentisse ainda mais especial. “As vagas representam todo o carinho, cuidado e zelo que o shopping tem com as nossas crianças e conosco, família. A iniciativa vai muito além de meras duas vagas exclusivas. Ela mostra como somos bem-vindos e queridos naquele espaço. Sem falar que são obras de arte. De tão lindas que ficaram, dá até dó de parar o carro ali. Todo pai, toda mãe, todo familiar que olhar para esses espaços vai se sentir acolhido. Nós temos direito de parar em vaga preferencial. Ou seja, o shopping não precisaria ter se preocupado com isso. Mas se preocupou. E essa ação faz com a gente se sinta muito especial. O que desejamos é isso que sirva de exemplo para vários lugares.”