Alunos do 5° ano aprendem conceitos financeiros e valores para a vida
Nos últimos meses, o Brasil vem passando por uma grave crise política e econômica. Foram contabilizados aumentos nos preços do combustível, contas de telefone, água, energia elétrica, entre outros.
Pensando na conscientização financeira, os alunos do 5° ano da Escola Ethos realizam um Projeto de Educação Financeira sobre o consumo/economia de energia elétrica. A ideia é aprender como poupar, planejar e se conscientizar sobre o consumo.
Cada criança trouxe de casa a conta de energia e estabeleceu metas e estratégias de economia e redução do valor desta conta. Mensalmente as crianças utilizavam uma planilha do Excel feita na escola por eles.
“Foi muito interessante o envolvimento dos alunos. Como o projeto foi feito nos meses mais quentes do ano, eles chegavam aqui aflitos porque o pai ou a mãe não queriam desligar o ar-condicionado”, conta Jullyana Soares, diretora da Ethos. “É uma maneira realmente empírica de aprender.”
Os conteúdos abordados nesse projeto foram: gráficos, porcentagem, sustentabilidade e média de consumo.  Os alunos estudaram também todas as fontes de energia e suas vantagens e desvantagens, confeccionando experimentos que foram apresentados durante a feira cultural deste ano.
Para a coordenadora do projeto, professora Flavia Lopes Lorenço, o Brasil desenvolveu uma cultura de endividamento, na qual as pessoas não poupam, fazem compromissos com o dinheiro que não têm e não sabem economizar.
​“Acreditamos no desenvolvimento de bons hábitos, costumes e modificação de velhos modelos. Para contribuir com o fortalecimento da cidadania, desenvolver bons valores, colaborar com a eficiência e solidez do nosso sistema financeiro nacional e pela tomada de decisões conscientes por partes dos consumidores, nossos alunos”, diz.
​No projeto financeiro é mostrado não apenas como alunos podem contribuir com a economia doméstica, mas também como concretizar seus sonhos. “Foi prazeroso observar as conquistas de cada dia, suas histórias e alegria de conseguir superar suas metas. Eles concretizarão um dos seus sonhos esta semana. Eles dormirão na escola com direito a camisetas personalizadas, café da manhã e muitas guloseimas”, conta a professora que destaca que o envolvimento e parceria da família são fundamentais para o êxito do projeto.
​O próximo passo do Projeto de Educação Financeira será uma pesquisa de preços e impostos de cada produto, calculando a inflação e a importância de pesquisar antes de comprar. (Alessandra Camara)